Ville Della Penna, um dos mais inventivos chefs da cidade, foi buscar na história norte-americana inspiração para reeditar os whoopie pies, tortinhas feitas com massa de bolo e recheios, que ele batizou de wooponis.
A receita original surgiu por volta de 1920, na comunidade Amish, na Pensilvânia. As mulheres faziam pequenos lanchinhos com os restos de massa de bolo para seus maridos, que saíam para a lavoura. Quando eles comiam e se deliciavam com o sabor exclamavam whoopie, que em inglês é uma expressão de alegria.
“Fiz uma adaptação para sabores com a nossa cara, como o brigadeiro”, conta o chef-restaurateur do Piccolo Emporium (209 Sul), onde estão disponíveis os wooponis por R$ 7, a unidade. Além dos sabores aveia com coco, chocolate e framboesa, há um de limão siciliano, que é “a cara da Itália”, completa o chef.
Feira livre
O novo produto vem se juntar à focaccia, aos sanduíches e à torta de chocolate oferecidos na loja, onde “muita gente vem em busca de lanches rápidos de tarde”, justifica Della Penna, que vai promover no sábado (10/9), o Mercato dello Piccolo, uma feirinha ao ar livre, atrás do restô, no Bloco B. Nela, você encontra as massas e nhoques da casa, entre os quais, a grigliata, típica da Sicília que como o nome sugere, é feita de frutos do mar, carnes e legumes grelhados na brasa. Ela vem com polenta e gorgonzola ou pirão de peixe, por R$ 35.
Produtos orgânicos e artesanais também fazem parte da feira, como as geleias da Renata Mandelli, as pimentas da Priscila, sorvetes e licores com frutos do Cerrado. Para beber, há chope, frozen de tangerina, Apperol Spritz e drinques sem álcool.