Há 69 anos o mundo celebra hoje (25/10) o Dia do Macarrão, instituído durante o Primeiro Congresso Mundial de Pasta, realizado em Roma, na Itália, onde existe mais de 365 tipos de massa – uma para cada dia do ano. Em Brasília, os restaurantes de pegada italiana deverão atrair o público amante da culinária do país da Bota. Como o Santé, onde Oswaldo Scafuto escolheu fettuccine para comemorar a data.
A massa longa vem acompanhada de camarões, lulas e cogumelos Paris, regada ao molho especial da casa por R$ 112. É servido no Santé 13, localizado na 413 Norte, e no Santé Lago, junto à Orla da Ponte JK.
Direto da Itália
Já o Piselli vai receber terça-feira, 29, o premiado chef Antonio Furollo, italiano de Turim, que veio ao Brasil por ocasião da Settimana da cozinha italiana de São Paulo. Aqui, Furolo comandará uma super degustação de seis etapas harmonizada com vinhos, a partir das 19h30. Começa com uma taça de boas vindas de Belvino Rosé Brut e brioche com carne crua e creme de avelãs. Já o couvert traz seleção de pães artesanais e patê da casa feito de queijo de cabra, salsa e ervilhas, manteiga de ervas com um toque de limão.
Terrine de carne de coelho com gelatina de vinho espumante e verduras agridoces vêm no antepasto regado com Roero Arneis DOCG Michele Charlo antecipando o risoto de toma di lanzo (queijo típico do Piemonte), figos com mostarda e pó de nozes.
Filé-mignon recheado por salame piemontês, couve lombarda cozida e polenta crocante vem harmonizado com vinho Podere Scaparzi Selezione no segundo prato, enquanto a sobremesa de maçã cozida com creme de ovos ao vinho fortificado encerra o banquete ao preço de R$ 390 com serviço à parte. Reservas: 99913-7191.