WhatsApp Image 2022-09-16 at 09.39.31 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Paulo Roberto Werlang, dono do restaurante Asa Gaúcha

Na Semana Farroupilha, saiba onde comer a tradicional comida gaúcha em Brasília

Publicado em Churrascaria

Tão ou mais importante que o sete de setembro é a data 20 de setembro para os gaúchos, que comemoram nessa terça-feira o 187º aniversário da Revolução Farroupilha (1835-1845). Foi uma luta dura que durou 10 anos, a mais longa guerra separatista da história do Brasil e tinha por objetivo propor melhores condições econômicas à Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, como era chamado o estado, na época do Império.

Só em 1978, por uma lei estadual, foi decretado o dia 20 de setembro (início da revolta) feriado em todo o Rio Grande do Sul, e há menos de 30 anos, a data passou a ser o “dia do Gaúcho”, comemorado com muita festa, churrasco e divertimento. Sem nenhum constrangimento pelo fato de celebrar a guerra que perdeu, porque acha mesmo que ganhou. Forte, corajoso e guerreiro são as marcas identitárias do gaúcho. Como as do empresário Paulo Roberto Werlang, de 63 anos, nascido em Santa Cruz do Sul, que aos 10 anos se transferiu com a família para Agudo, uma cidade de 16 mil habitantes, localizada a 60 quilômetros de Santa Maria (RS).

Foi lá que cresceu, se formou em Ciências Contábeis, abriu supermercado e abatedouro e integrou o grupo de voluntários que toda a semana fazia churrasco para clubes de serviço, igreja e colégios. Até que os negócios foram mal, “porque eu não repassava para o cliente os custos provenientes de um processo dispendioso, focado em segurança alimentar feito em pequena escala e disponível para uma população semelhante a do Sudoeste”, explicou.

Negócio em família

Uma sobrinha médica oncologista, residente em Brasília, chamou o tio para ajudar na gestão da clínica e menos de um ano mais tarde, PR, como é conhecido o empresário-churrasqueiro pelas iniciais do prenome, deu uma cartada arriscada: comprou com o que lhe restara no Sul o ponto de um restaurante na esquina do Bloco F da 709 Norte, que logo batizou como Asa Gaúcha, inaugurado em 11 de agosto de 2005.

“Sempre gostei muito do desenho de asas, que simbolizam voo e liberdade e, para mim, também o trabalho altruísta em favor de entidades paroquiais e beneficentes”, conta Werlang, que reproduziu em Agudo boi no rolete, prática surgida no Paraná, “para arrecadar recursos para a escola particular, Dom Pedro II, fundada pelo meu avô materno Emilio Berger”. Debaixo da Asa Gaúcha atuam também os filhos Júlia, formada em gastronomia pela Unieuro, e Arthur, em ciências contábeis, que cuida da administração com o pai. A mãe Maria Helena desfruta de aposentadoria obtida no magistério.

Cortes nobres

Crédito: Liana Sabo/CB/D.A Press

Escolhidos a dedo os melhores cortes das raças britânicas – Angus e Hereford – compõem o churrasco assado na brasa e cortado na frente do cliente numa chapa quente, onde são grelhados queijo coalho e rodelas de abacaxi. Destaque para a picanha de sabor inigualável e suculento marmoreio como também a costela. Outros cortes são o vazio; a alcatra que dá origem ao miolo, baby beef e maminha; chorizo; ancho e shoulder, o delicioso pedaço de dianteiro. Só o saboroso cupim assado por mais de três horas no forno, que é da raça indiana Nelore.

No bufê por quilo, você poderá escolher entre três dezenas de pratos – das saladas ao pescado; da polenta frita ao arroz carreteiro (feito com as aparas dos cortes); do purê ao macarrão a um custo de R$ 109,90 o kg. “Em média as pessoas servem menos de 500g no prato”, observa o proprietário, que optou em fornecer apenas almoço, oferecido de terça a domingo das 11h às 16h. Por lá passam cerca de 500 pessoas por dia.
Expansão

Atento a todos os detalhes, Paulo Roberto identificou demanda pelo serviço a la carte e está providenciando a reforma da sobreloja para instalar salão capaz de atender a freguesia que também usa o delivery, no qual é muito amplo o cardápio. São inúmeras as sugestões: galeto, feijoada, combos de churrasco, bifes, pastas, camarões, pratos executivos, como o a la minuta, típico do sul, que consta de bife a cavalo (filé-mignon grelhado com ovo estalado em cima), arroz, feijão, batata frita e salada por R$ 89,90, serve duas pessoas. Telefones 98284-3380 (whatsapp) e 3340-0104.