JS-1480 (1) Crédito: Jeferson Soldi/Divulgação

Brasília brinda entre os grandes com dois vinhos se destacando na Avaliação Nacional de Vinhos 2025

Publicado em vinhos

A 33ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2025 marcou um novo capítulo na história do vinho brasileiro. Pela primeira vez, três das 16 amostras mais representativas do país vieram de fora do Rio Grande do Sul, berço da vitivinicultura nacional — e entre elas, dois rótulos brasilienses conquistaram lugar de destaque, colocando o Distrito Federal definitivamente no mapa dos grandes terroirs do Brasil.

Os vinhos Marselan, da Villa Triacca Hotel Vinícola & Spa, e Cabernet Franc/Syrah/Marselan, da Vinícola Ercoara, ambos produzidos em Brasília, figuraram entre os melhores da safra de vinho tinto, alcançando mediana de 94 pontos na Degustação de Seleção, realizada por 90 enólogos.

Crédito: Jeferson Soldi/Divulgação

O reconhecimento reforça o amadurecimento do cenário local e o potencial dos vinhos do Cerrado, que vêm ganhando prestígio pela qualidade e pela identidade marcante de seu terroir.

“A Avaliação Nacional de Vinhos é a degustação do futuro porque permite ao público antecipar, com base técnica e transparência, o que o Brasil terá no mercado nos próximos meses”, destaca o presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE), enólogo Mário Lucas Ieggli.

“Este ano, o que vimos foi um retrato fiel da evolução do setor, com qualidade elevada, novas regiões se afirmando e uma pluralidade de estilos que traduzem a força e a diferenciação do vinho brasileiro”, completa.

O evento, realizado em Bento Gonçalves (RS) e promovido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), reuniu cerca de 800 apreciadores do Brasil e do exterior. Ao todo, foram 533 amostras inscritas, com representantes de nove estados, incluindo 23 vinhos do Distrito Federal — um número que ilustra a força e o crescimento da produção local.