WhatsApp Image 2021-12-16 at 16.28.50 Embaixador do Chile Fernando Schmidt e o chef Francisco Ansiliero durante degustação de azeite na embaixada. Crédito: Liana Sabo/CB

Brasil é o segundo maior comprador de azeite chileno

Publicado em Culinária internacional

Apesar da mineração ser historicamente uma das mais importantes atividades do Chile, não se trata do metal nobre, nem do cobre, mas do azeite, cuja alta qualidade é mesmo responsável pela cor dourada do óleo. Apreciado no mundo inteiro o ouro líquido do Chile se equipara aos melhores do planeta e vem sendo produzido cada vez com mais tecnologia para garantir ao máximo a integridade da fruta. Em menos de 12 horas, a azeitona é colhida, o suco extraído e o azeite engarrafado.

Essa e outras informações foram compartilhadas por Gabriela Moglia, gerente geral da Chile Oliva, que congrega 24 empresas responsáveis por 80% da produção de azeite chileno. A executiva protagonizou uma vídeo-conferência exibida na embaixada do Chile, onde o embaixador Fernando Schmidt recebeu o mestre Francisco Ansiliero e outros chefs de cozinha e jornalistas para degustação de dois exemplares: Santiago e Deleyda.

Depois dos Estados Unidos, o Brasil é o maior comprador do azeite chileno que pode ser usado até em sobremesa, como no saboroso pudim confeccionado pela chef cearense Nivia Bartolucci.