WhatsApp Image 2024-06-20 at 11.42.40 Prato da Boa Lembrança

Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança completa 30 anos

Publicado em Restaurantes

Viajar pelo mundo da boa mesa em busca de iguarias que marcassem os momentos especiais com agradáveis lembranças. Este é o conceito motivador da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança, que completa 30 anos no Brasil. Em Brasília, a ARBL reúne cinco grifes – Bloco C, Dom Francisco, Koji, Universal e Villa Tevere – mais Montserrat, de Pirenópolis e Mahalo, de Cuiabá, duas cidades que fazem parte no Centro-Oeste da entidade, que presenteia seus clientes com um prato de cerâmica pintado à mão, com design alusivo à receita degustada.

Chefs da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança. Crédito: Péssa Filmes/Divulgação 

Em noite de muita alegria e sabor, os sete chefs mostraram seus talentos indo todos para a cozinha preparar jantar em seis etapas harmonizado com vinhos para 170 pessoas, entre elas, colecionadores do prato da boa lembrança, que receberam o mimo especial alusivo à data. A associação surgiu há três décadas, sob a batuta do chef Danio Braga – nascido na região da Emilia Romagna, na Itália. Quando se radicou no Brasil, ele trouxe um costume dos restaurantes de lá: além da conta, levar ao comensal um suvenir ao fim da refeição. O hábito deu origem à Associazione del Ristoranti del buon ricordo.

Celebração

Este slideshow necessita de JavaScript.

O jantar que uniu gastronomia e arte foi realizado segunda-feira no Dom Francisco, da Asbac, e teve início com apresentação do chef Juan Pratginestós, do Montserrat, que deu as boas-vindas com lombo suíno maturado sobre pão com tomate e rúcula; Alexandre Faierstein do Koji trouxe charutinho de nori recheado com tartar de atum, maionese de gergelim e ovas na entrada fria. Outra servida quente coube ao chef Francisco Ansiliero oferecer croquete de mangarito sobre ragu de cogumelos Yanomami e tucupi. No primeiro prato, Elias Pacheco do Villas Tevere serviu ravioli recheado com queijos brie e suíço, amêndoas, molho branco com amoras e Frangelico.

No segundo prato, Ariani Malouf e Marcelo Petrarca prepararam juntos costela laqueada com arroz no molho do assado e tartar de banana com favo de mel e, por último, Rogério Evangelista, do Universal, adoçou a boca dos comensais com musse de chocolate, chantilly de baunilha do cerrado e praliné de baru.

Espumante

Com uvas Pinot Noir (60%) e Chardonnay (40%), a vinícola Miolo, de Bento Gonçalves (RS), elaborou um espumante chamado Ricordi 30 Cuvée Nature para comemorar o 30º aniversário da Associação, que reúne 86 restaurantes em todo o país. A caça à louça de cerâmica já rendeu mais de 2 milhões de pratos produzidos e cada um deles representa uma experiência gastronômica. No Centro-Oeste, todos os filiados lançaram a receita 2024.