O restaurante Aquavit com uma bela vista, à beira do Lago Norte, está promovendo jantares aos sábados, neste mês de março, com menu inédito pilotado pelo chef dinamarquês Simon Lau e pelo chef brasileiro Leônidas Neto, no qual são degustados sabores típicos dos dois países. “O participante é quem vai dizer se é menu nórdico com um toque brasileiro ou brasileiro com toque nórdico”, provoca o chef, que se propõe uma reflexão sobre o que se tornou depois de viver no Brasil durante cinco décadas.
Neste sábado, 18, a partir das 20h terá início o serviço com coquetel e petiscos. O primeiro prato será pirarucu, que vem de uma associação de produtores da Amazônia. O peixe é marinado com tucupi reduzido, sal, frutas e folhas cítricas – melissa, capim santo e verbena –, raspa de limão, toranja, laranja e flores de jambu, servido com maionese, brunoise de salsão, funcho e croutons com gomos das frutas.
Aroma de pato
O segundo prato lembra “um clássico da culinária carioca, que é camarão & chuchu”, destaca Simon, no qual o crustáceo grelhado é servido com espaguete de chuchu marinado com azeite e escoltado por sorbet de tomate com wasabi e filigrana de lula. Ainda na degustação da alta gastronomia vem pato em três versões, a partir de “um consommé servido em taça de dry martini para o cliente beber e ir preenchendo a boca com aroma intenso de pato”, explica o autor da receita. Seguem peito de pato grelhado e rocambole de confit das coxas da ave e cebola roxa caramelizada enrolado dentro de uma folha de couve e sagu cremoso com raspa de limão siciliano.
Queijo azul produzido pela marca paulistas Pardinho, trazido por Rosana Tarsitano, finaliza a etapa de salgados com chocolate branco queimado e xarope de figo ramy acompanhado de uma taça de vinho da Madeira. Idealizada pelo chef Leônidas, a sobremesa é um tributo a Goiás Velho e consta de sorbet de cajá e o tradicional bolo de arroz da região harmonizados com cerveja Session IPA Calango Careta, da Corina. Vem lambuzado de xarope de cajá e com pitada de sorvete de baunilha pompona, colhida nas matas goianas, com crocante de coquinhos de licuri e mel.
Todos os pratos podem vir harmonizados com vinhos selecionados pelo sommelier dinamarquês Bertil Tottenborg ao preço de R$ 475. O menu sem vinho sai por R$ 350. Além do sábado, o cardápio será reprisado dias 25 de março e 1º de abril. Reservas: 99994-9646.
Cardápio do jantar