Outubro é um mês de celebração para os amantes do vinho, não apenas no hemisfério norte, onde a colheita já foi finalizada, mas também aqui. Inspirada pela tradição europeia de comemorar o fim da vindima, a nossa temporada de vinhos se consolidou neste mês, tornando-o o momento ideal para degustações e lançamentos.
Nada menos do que três grandes produtores mundiais – Portugal, Itália e França — elegeram outubro para revelar as novidades e mostrar os rótulos de safras recentes que dão um novo agito à cena enogastronômica da cidade. A começar pela pátria mãe que elaborou um programa de fôlego em torno da mesa e da cultura.
A Embaixada de Portugal abre as portas hoje e amanhã para uma experiência única, onde aromas, cores e sabores transformam cada prato numa história compartilhada. Oito chefs de renome – quatro portugueses e quatro brasileiros – vão executar juntos pratos típicos dos dois países. Eles se apresentam em duplas, assim Claudio Pontes e Marcelo Petrarca; Marco Almeida e Francisco Ansiliero; Tiago Bonito e Nayhara Branquinho e Rafael Ribeiro e Marco Silva.
Não faltarão o bacalhau grelhado, nem arroz de pato à moda de Lisboa, tampouco a feijoada brasileira e ceviche de pirarucu amazônico harmonizados com vinhos portugueses, vendidos em taças (R$ 30, standard e R$ 40, premium). Degustações de vinhos serão feitas na sala de provas com rótulos de dez renomados produtores que representam as regiões vinícolas de Portugal. Hoje terão duas às 18h e 20h e amanhã mais três. A entrada é livre, mas o ingresso para as experiências enogastronômicas precisa ser adquirido no Sympla.

Já a Embaixada da Itália sedia na próxima terça-feira a 6ª edição do Vini d’Italia, que é o maior evento de negócios do vinho italiano fora da Itália. Com uma rica tradição vinícola, o país da bota apresenta ampla variedade de rótulos de diferentes regiões — desde o norte, como o Piemonte e o Vêneto, até o sul, como a Sicília e a Apúlia. Além dos vinhos, a programação exclusiva para convidados costuma ter uma seção dedicada à gastronomia italiana, permitindo harmonizar as bebidas com pratos tradicionais. É a segunda vez que o evento é realizado na gestão do embaixador Alessandro Cortese e tem como curadora a especialista em vinhos, Sueli Maestri.
Dia seguinte, quarta-feira, será a vez da França, que promove uma feira de vinhos intitulada Chez France e organizada pela empresa Foire aux Vins, cujo diretor Philippe Ormancey estará presente no evento localizado no Espaço Monumental (SCES Trecho 2) no horário das 18h às 22h. A feira, que conta com o apoio da Embaixada da França, ocorre em cinco capitais brasileiras e trará 23 produtores de vinho do Velho Mundo.

Ainda em outubro no dia 30 e 1º de novembro, a feira mais importante de vinho brasileiro fora do Rio Grande do Sul, onde ele nasceu, a Vinum Brasilis completa 20 edições na capital federal. Estarão disponíveis para a degustação mais de 250 rótulos. Pelo menos, 40 vinícolas confirmaram presença, entre elas, as estreantes Vivente, Montaneus e Mioranza (RS), Uvva (BA), Rio Prata e Rio Valley (PE), além de marcas trazidas pela Del Maipo, empresa brasiliense.
Repetindo o sucesso de anos anteriores, a feira terá uma área exclusiva para queijos brasileiros e outra dedicada aos azeites também nacionais. Todos os produtos poderão ser adquiridos nesses dois dias. Idealizada há duas décadas por Petrus Elesbão, a celebração do vinho brasileiro será realizada no Salão Millennium, Clube Ascade, SCES Trecho 2, no horário das 18h às 22h.

