Autoridades federais, inclusive ministros, receberam vídeos de integrantes do PCC enfrentando juízes e promotores sem o menor constrangimento. Um deles ficou famoso há mais de cinco anos e foi transmitido a ministros como se fosse novidade. Trata-se de uma gravação de setembro de 2009, que mostra o presidiário Carlos César dos Santos Lima desafiando um juiz durante interrogatório em Limeira, interior de São Paulo. Um outro, de 2012, apresenta um detento ameaçando o policial que filmava a cela. Foram esses vídeos recebidos, associados aos pedidos dos governadores, que levaram o presidente Michel Temer a autorizar o uso das Forças Armadas para tentar conter a barbárie. É o retrato de décadas de descaso desfilando nas telinhas de quem detém hoje o poder político do país.
Hora de valorizar o passe
No papel de fiel da balança e um dos poucos capazes de definir o tal “fechar questão quando o assunto é voto secreto”, o PT não vai apoiar qualquer candidato esta semana por um simples motivo: quer garantir seu espaço à mesa. Quem der mais garantias, leva. Em outras palavras, se Rodrigo Maia formar um bloco para entregar a primeira secretaria ao PP ou ao PR, pode esquecer os votos petistas.
Por falar em PT…
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e o líder do PTB, Jovair Arantes, estarão hoje na Bahia, em busca dos votos para comandar a Casa por dois anos. Jovair mira os tucanos. Maia, os petistas, como o governador Rui Costa e o ex-ministro Jaques Wagner.
Serraglio e sua turma I
A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) vai entrar em bloco em busca da Presidência da Câmara. Com quase 200 deputados filiados e capacidade de propagar uma campanha nos bastidores da Casa, a frente vai investir no nome do deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR) para assumir a primeira-vice. “Ficaremos contemplados se isso acontecer”, diz o deputado Marcos Montes (PSD-MG), que preside o colegiado até o fim deste mês.
Serraglio e sua turma II
Ainda que outros interessados na primeira-vice participem da Frente Parlamentar de Agropecuária, as consultas feitas por Marcos Montes aos integrantes da Frente apontam para Serraglio, coordenador jurídico do grupo, que teve uma gestão “madura e aplaudida” como presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Casa e está mais do que preparado para ser primeiro-vice, até presidente da Câmara”, diz Montes.
Matemática de risco/ Os partidos que André Figueiredo (PDT-CE) ficou de procurar para alavancar sua campanha pela Presidência da Câmara somam 140 deputados. Descontadas as traições e aqueles que, reservadamente, dizem tomar outros caminhos, ele deve ficar com menos de 100.
Se jantar der voto…/ O deputado Jovair Arantes não terá muito com o que se preocupar. Os convescotes do petebista têm sido os preferidos de deputados do PMDB, em especial aqueles mais ligados ao ex-deputado Eduardo Cunha.
Onde mora o perigo/ Os mais experientes veem o PMDB como um partido a se observar bem de perto nesses 15 dias de campanha.
Tema da hora/ Coordenador da comissão de juristas que propôs reformas no Código Penal, o ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça Gilson Dipp (foto) é o entrevistado de hoje de abertura do programa CB.Poder Nacional, temporada 2017. A entrevista será transmitida ao vivo, a partir das 13h30, dos estúdios da TV Brasília.
A inclusão do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, entre os indiciados no inquérito da…
Por Eduarda Esposito — O deputado federal e candidato à presidência da Câmara dos Deputados Hugo Motta…
Da coluna Brasília-DF publicado em 21 de novembro de 2024, por Denise Rothenburg Revelado o…
Os líderes de partidos mais conservadores se dividiram em relação aos reflexos políticas relacionados à…
Da coluna Brasília-DF publicado em 19 de novembro de 2024, por Denise Rothenburg com Eduarda…
Da coluna Brasília-DF publicado em 17 de novembro de 2024, por Denise Rothenburg com…