Categorias: Política

Tarcísio refaz seu jogo

Brasília-DF DENISE ROTHENBURG (COM EDUARDA ESPOSITO) deniserothenburg.df@dabr.com.br

Entre os aliados do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ninguém tem mais dúvidas de que seu projeto era mesmo deixar o governo para concorrer ao Palácio do Planalto. Já estava tudo acertado. E, como o leitor da coluna sabe há tempos, estava programada, inclusive, uma visita de políticos e presidentes de partido para que ele fosse candidato. Ao perceber os movimentos, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que sempre quis ser candidato para preservar o nome da família no topo da cadeia alimentar da política, organizou com seu pai o anúncio antecipado da pré-candidatura presidencial. Tarcísio, agora, no papel de governador candidato à reeleição, refaz o jogo para concorrer ao Palácio dos Bandeirantes. Mas, se a janela da candidatura presidencial reabrir, ele ocupará o espaço.

*****************************************************

Primeiros acordes/ O fato de Tarcísio colocar o presidente estadual do Republicanos, Roberto Carneiro, na Casa Civil de seu governo é uma demonstração clara de que ele não deixará a legenda para se filiar ao PL do ex-presidente Jair Bolsonaro. O que se diz entre os aliados do governador é que com os Bolsonaro querendo mandar em tudo no PL, o partido está virando mais um projeto familiar do que propriamente uma legenda com um plano de desenvolvimento para o país.

Caso Master sob o risco do “sobe-desce”

A ideia de retorno do caso Master/ BRB à primeira instância, depois do carnaval, ainda não está consolidada. Primeiro, há políticos citados e não se sabe ainda a extensão de cada um no processo. Por isso, a perspectiva é a de que a maior parte do inquérito prossiga no Supremo Tribunal Federal (STF). Vale lembrar que o processo “subiu” para a Corte porque houve entendimento de que a citação do deputado João Carlos Bacelar (PL-BA) obrigava a isso. E está difícil sair de lá.

Dinheiro a rodo

Corre à boca pequena nos almoços de gente graúda do mercado financeiro, em São Paulo, que os gastos do ex-banqueiro Daniel Vorcaro no cartão de crédito eram da ordem de R$ 2 milhões. A explicação de alguns é de que ele pagava as contas de muita gente.

Deputados na lida

De olho no caso Master, o presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FPE), Joaquim Passarinho (PL-PA), ajusta seu foco para a necessidade de cobrar uma ação mais firme de quem deve fiscalizar o mercado financeiro. “Fiscalização nunca é demais. Mas movimentação financeira deve ser monitorada pelo Banco Central, que tinha de estar vigiando há tempos”, afirmou à coluna.

Ganha, mas perde

A mobilização do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) é vista como um elemento que pode atrasar a prisão domiciliar de Jair Bolsonaro. Há quem diga que, se o ato descambar para pedidos de intervenção militar, ódio ao STF e por aí vai, a ida do ex-presidente para casa já era. Tem que ficar na linha “liberdade e simpatia são quase amor”.

CURTIDAS

Cineminha da vida real/ Com os depoimentos marcados para os próximos dias, advogados passam o fim de semana nos escritórios, preparando clientes e assistindo aos vídeos dos depoimentos de Daniel Vorcaro e do ex-presidente do BRB Paulo Henrique Costa.

Não subestimem I/ A caminhada de Nikolas serviu para reaglutinar os bolsonaristas. Resta saber se vai reaglutinar quem elegeu Jair Bolsonaro em 2022.

Não subestimem II/ Pode até ser uma “flor do recesso”, aquela que murcha quando o Congresso retoma os trabalhos. Mas o que se diz entre os bolsonaristas é que deu novo fôlego ao time.

Anota aí/ Em 3 de fevereiro, a Frente Parlamentar do Empreendedorismo inaugura a nova sede com um almoço sobre a reforma tributária. O secretário especial da Receita Federal, Robinson Barreirinhas (foto), é o convidado especial, para falar do ano-teste da reforma,

Denise Rothenburg

Compartilhe
Publicado por
Denise Rothenburg

Posts recentes

Renan e a Lei Complementar 105

Coluna Brasília-DF publicada na sexta-feira, 23 de janeiro de 2026, por Denise Rothenburg com Eduarda…

2 dias atrás

Tarcísio com profusão de candidatos

Coluna Brasília-DF publicada na quinta-feira, 22 de janeiro de 2026, por Denise Rothenburg com Eduarda…

3 dias atrás

Latam foi a mais pontual em Brasília no fim de ano

Por Eduarda Esposito — A companhia aérea Latam foi a mais pontual no Aeroporto de…

5 dias atrás

Toffoli e o tempo

Coluna Brasília-DF publicada na terça-feira, 20 de janeiro de 2026, por Denise Rothenburg com Eduarda…

5 dias atrás

O discurso de Lula e o conselho de Gaza

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já tem praticamente pronto o discurso da geopolítica…

1 semana atrás

R$ 7 bilhões “perdidos”

Coluna Brasília-DF publicada na sexta-feira, 16 de janeiro de 2026, por Denise Rothenburg com Eduarda…

1 semana atrás