Coluna da Denise publicada em 1º de novembro de 2024, por Denise Rothenburg
Realizada no dia simbólico em que dois ex-policiais militares, Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz, foram condenados pelo assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, a reunião do presidente Lula com os governadores não saiu com o consenso ou maioria sobre a Proposta de Emenda Constitucional que o presidente pretende apresentar. Aliás, a única medida da PEC elogiada por todos foi a que cria o Fundo Constitucional de Segurança Pública e Sistema Penitenciário. Nos demais pontos, todos os governadores têm lá seus senões ao texto. Celina Leão, por exemplo, disse ser impossível ter um conselho nacional de segurança pública sem a participação de policiais militares e civis, servidores que estão na linha de frente do Combate ao crime nos estados e no DF.
» » »
Meu adversário…/ Lula não deixou de espetar o governador Ronaldo Caiado. Ao final, Lula lembrou que o tema era de interesse de todos os estados “menos do Caiado, que não enfrenta mais esse problema”. Já estão no aquecimento para 2026.
Noves fora…
Os cálculos do PSD são os de que, se aceitar um ministério nesta altura do campeonato em que o Congresso praticamente controla o Orçamento, o comando da sigla só desgastará a legenda. E, para completar, nas eleições da Câmara, as vagas da Mesa Diretora já estão distribuídas entre aqueles que seguiram para a candidatura de Hugo Motta (Republicanos-PB). O PSD pegaria, no máximo, uma suplência.
… melhor ficar
Muitos querem que Antonio Brito siga candidato. A pressão está grande, mas ainda falta muito tempo para essa eleição, que só se dará em fevereiro. A preços de hoje, a tendência é essa cereja ficar fora do bolo de Hugo Motta.
“Minha candidatura está mantida”
Do líder do PSD, Antonio Brito (BA), quando perguntado sobre se seu partido iria tomar o mesmo rumo do União Brasil e fechar o apoio a Hugo Motta.
Leandro Grass na porta de saída…
O presidente do Instituto de Patrimônio Histórico, Leandro Grass, disse à coluna que seu partido vem perdendo uma grande oportunidade do ponto de vista programático e está de “coadjuvante” em relação à pauta de mudanças climáticas quando “deveria ser protagonista”. E não titubeia ao dizer que “o PV está morto e nulo do ponto de vista de uma articulação política”.
…do PV
Grass, que disputou o governo do Distrito Federal contra Ibaneis Rocha (MDB) em 2022, conta que tem vários convites para se filiar a outros partidos. “O PV se autoanulou. Se continuar do jeito que está, perderá suas lideranças. Não há uma valorização das pessoas do partido”, diz, referindo-se à direção nacional e à falta de protagonismo na tal federação com o PT, que, ao que tudo indica, está com os dias contados.
CURTIDAS
TCU em disputa/ Já em gente pensando em indicar Antonio Brito (Foto) para o Tribunal de Contas da União (TCU), a fim de tirá-lo da disputa da Câmara. Só que a fila para uma vaga pro lá está grande. Vai de Gleisi Hoffmann (se não virar ministra de Lula) a Danilo Forte (União Brasil).
Por falar em Antonio Brito… / Quando a situação está difícil, até o elevador não funciona. O prédio onde o deputado Antonio Brito mora em Brasília ficou sem luz das 14h às 16h dessa quinta-feira.
Oops! / Diferentemente do que esta coluna afirmou ontem, o presidente Lula e seu ex-ministro José Dirceu conversaram por oito minutos ao telefone após a decisão do Supremo Tribunal Federal que livrou Dirceu dos processos ainda relacionados à Lava-Jato.
Com votação prevista para amanhã, o projeto de lei que, em tese, serviria para que…
Blog da Denise publicado em 3 de novembro de 2024, por Denise Rothenburg O presidente…
Os congressistas deram uma estancada no enfrentamento com o Supremo Tribunal Federal em relação às…
Coluna da Denise publicada em 30 de outubro de 2024, por Denise Rothenburg Os…
Definido o apoio do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP_AL), ao líder do…
Por Eduarda Esposito — Com a volta do Senado e da Câmara dos Deputados, após…