Categorias: coluna Brasília-DF

PMDB indica deputado para Turismo

O presidente em exercício, Michel Temer, vai desagradar o PMDB da Câmara se ouvir conselhos de aliados e nomear uma mulher para o ministério do Turismo. É que uma parcela dos deputados peemedebistas se reuniu e fechou o nome do deputado Newton Cardoso Júnior para o lugar ocupado até a última quinta-feira por Henrique Eduardo Alves. O líder da bancada, Baleia Rossi (SP), levou a decisão ontem ao Planalto. Conforme antecipou a coluna na semana passada, é a bancada do PMDB de Minas Gerais, uma das maiores da Câmara, em movimento a fim de garantir um ministro para chamar de seu.

Evangélicos também querem

Ao mesmo tempo em que Baleia Rossi puxa para a sua bancada, a Confederação Brasileira de Turismo tenta emplacar o deputado Roberto de Lucena (PV-SP), pastor evangélico, que foi secretário de Geraldo Alckmin.

Santo de casa…

O pronunciamento de quase duas horas do presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha, tinha apenas um objetivo: sensibilizar aqueles deputados que o elegeram para o comando da Casa em 2015 a votar pela suspensão do mandato e não a cassação.

…Não faz milagre

Até mesmo entre os aliados de Eduardo Cunha, o pronunciamento foi visto como mais do mesmo do que ele tem dito ao longo do processo. A diferença é que ali foi tudo dito de forma organizada. A maioria dos aliados continua com a tese de que, enquanto Cunha for presidente da Câmara, ficará difícil tentar emplacar apenas uma suspensão. A avaliação é de que a cassação é questão de tempo.

Lula em movimento

O ex-presidente tem contactado diversos senadores a fim de avaliar o quadro dos votos pró-Dilma no plenário da Casa. Ele tem recebido a seguinte informação: quem disser que está tudo resolvido, está chutando. Seja para um lado, seja para o outro.

Pesos & medidas

Desde a campanha de 2014, ficou uma nuvem sobre o avião que serviu a campanha de Eduardo Campos e onde ele morreu de forma trágica. Agora, com a Operação Turbulência, desencadeada ontem, esse tema até aqui evitado por toda a classe política voltará com força. Numa disputa eleitoral, entretanto, o assunto é considerado de potencial bélico bem menor do que o desvendado pela Lava-Jato, a bomba H dos escândalos políticos.

Discretíssimos/ Saraiva Felipe e Mauro Lopes, os dois deputados que fizeram questão de acompanhar in loco o pronunciamento de Eduardo Cunha no auditório do Hotel Nacional tiraram o bóton parlamentar antes de entrar na sala.

Mudou de vez/ Mauro Lopes, para quem não se lembra, é aquele que foi ministro da Aviação Civil de Dilma por menos de um mês. Saiu para votar contra o impeachment e votou a favor. Ontem, ao atender o telefone, na hora em que estava acompanhando o pronunciamento de Cunha, disse “não posso falar agora, vim dar um apoio moral”.

Cardozo é pop/ O ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo (foto) mal conseguiu comer um queijo quente no Cafezinho do Senado. Quando chegou, um grupo de professoras que estava ali com a senadora Vanessa Grazziotin fez fila para tirar fotos ao lado dele.

E o Bolso, hein?/ Diante da comoção com o Brasil diante de casos de estupro, há quem diga ser difícil Jair Bolsonaro escapar ileso desse processo.

Pula fogueiraiaiá!!!!/ A semana parlamentar terminou ontem. Ficará apenas a comissão do impeachment, ouvindo depoimentos. Até os senadores têm se referido a essas sessões de oitiva de testemunhas como uma tortura.

Denise Rothenburg

Compartilhe
Publicado por
Denise Rothenburg

Posts recentes

Um Sidônio só não faz verão

Blog da Denise publicado em 18 de janeiro de 2024, por Denise Rothenburg Com a…

7 horas atrás

PT trabalha para segurar o PSB

Coluna Brasília/DF, publicada em 17 de janeiro de 2025, por Denise Rothenburg com Eduarda Esposito…

2 dias atrás

Tiraram o bode da sala

Coluna Brasília/DF, publicada em 16 de janeiro de 2025, por Denise Rothenburg com Eduarda Esposito…

3 dias atrás

A disputa pelo discurso da democracia

Coluna Brasília/DF, publicada em 15 de janeiro de 2025, por Denise Rothenburg com Eduarda Esposito…

4 dias atrás

As apostas de Lula

Coluna Brasília/DF, publicada em 14 de janeiro de 2025, por Denise Rothenburg com Eduarda Esposito…

5 dias atrás

Supersalários no Judiciário: 93% dos magistrados brasileiros receberam acima do teto

Coluna Brasília/DF, publicada em 12 de janeiro de 2025, por Denise Rothenburg com Eduarda Esposito…

7 dias atrás