Categorias: Política

Pernambuco em suspense

A decretação hoje da prisão preventiva do ex-presidente do Banco do Brasil Aldemir Bendine e do empresário André Gustavo Vieira deixa o grupo do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) em estado de alerta. André Gustavo Quem conhece André Gustavo garante que o dono da Arcos Propaganda não terá a mesma fleuma de Marcos Valério, que aguentou anos de cadeia e só partiu para a delação anos depois. André Gustavo está mais para João Santana e Mônica Moura, que falaram logo. Se o marqueteiro optar por uma delação e confirmar tudo o que foi dito por Ricardo Saud, da JBS, Fernando Bezerra Coelho será chamado a explicar se recebeu R$ 2 milhões em dinheiro vivo.  Não será o primeiro politico a ter que se explicar por caixa dois. Porém, um politico nessa condição a menos de um ano da abertura da campanha eleitoral é um incômodo para ninguém botar defeito.

Embora tenha sido ministro de Dilma Rousseff, Fernando Bezerra Coelho integra hoje a ala do partido mais próxima do presidente Michel Temer. É pai do ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, que tem sido muito elogiado pelo setor. Já receberam inclusive para ingressar no DEM do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, caso o clima no PSB fique insustentável. Rodrigo Maia fez questão de ir ao casamento do irmão do ministro em Pernambuco.

Hoje, todo o grupo do senador está com problemas na direção partidária, que já recomendou o voto a favor da denúncia contra o presidente Michel Temer. Fala-se inclusive na criação de um novo partido, que abrigaria no futuro o DEM, os dissidentes do PSB  e, ainda, uma parcela do PSD. Esse movimento só ganhará corpo, entretanto, depois das eleições, uma vez que revolucionar os arranjos partidários a praticamente um ano das eleições não é considerado um caminho seguro, por causa das alianças regionais. Primeiro, cada um cuidará de si onde está para, depois, pensar num projeto partidário com os sobreviventes das urnas.

Denise Rothenburg

Compartilhe
Publicado por
Denise Rothenburg

Posts recentes

Renan e a Lei Complementar 105

Coluna Brasília-DF publicada na sexta-feira, 23 de janeiro de 2026, por Denise Rothenburg com Eduarda…

23 horas atrás

Tarcísio com profusão de candidatos

Coluna Brasília-DF publicada na quinta-feira, 22 de janeiro de 2026, por Denise Rothenburg com Eduarda…

2 dias atrás

Latam foi a mais pontual em Brasília no fim de ano

Por Eduarda Esposito — A companhia aérea Latam foi a mais pontual no Aeroporto de…

4 dias atrás

Toffoli e o tempo

Coluna Brasília-DF publicada na terça-feira, 20 de janeiro de 2026, por Denise Rothenburg com Eduarda…

4 dias atrás

O discurso de Lula e o conselho de Gaza

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já tem praticamente pronto o discurso da geopolítica…

6 dias atrás

R$ 7 bilhões “perdidos”

Coluna Brasília-DF publicada na sexta-feira, 16 de janeiro de 2026, por Denise Rothenburg com Eduarda…

1 semana atrás