Categorias: coluna Brasília-DF

Lula e Bolsonaro planejam pregar o voto útil para tentar encerrar disputa no primeiro turno

Com a terceira via praticamente travada, os times dos “polarizados”, Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro, preparam, cada um, o discurso para pedir aos eleitores que evitem dar sobrevida ao adversário e tentem resolver a eleição ainda no primeiro turno. Para o PT, o desafio é grande, porque embora lidere as pesquisas de intenção de voto com certa folga, o partido jamais levou uma eleição no primeiro turno, nem mesmo no tempo em que o ex-presidente Lula venceu, em 2002, ou foi reeleito, em 2006. Até aqui, o único a conseguir essa façanha foi Fernando Henrique Cardoso, do PSDB.

No PT, a esperança de vitória do primeiro turno vem pelo fato de Geraldo Alckmin, adversário em 2006, ter se juntado ao ex-presidente como companheiro de chapa. Só tem um probleminha: Alckmin até aqui não mostrou a que veio e o time que seguiu com ele para o PSB é modesto. Falta combinar com o eleitor.

*********************************

Da parte ds bolsonaristas, a ideia de pregar o voto útil virá bem mais à frente, repisando dia e noite o que consideram o “perigo” da volta daqueles que foram alvos da Operação Lava Jato. Nesse sentido, vão entrar em cena todas as gafes de Lula nos últimos tempos, como o caso do discurso em que o petista declarou que “Bolsonaro não gosta de gente, só de policiais”.

Socializaram o vírus

O Congresso do PSB em Brasília há uma semana teve como saldo, pelo menos, 34 casos de testes positivos de covid-19 contabilizados por alguns integrantes do PSB paulista. Entre eles, o ex-governador Geraldo Alckmin. Pelos salões de conferência do hotel Golden Tulip circularam quase mil pessoas, a maioria sem o uso de máscara.

Hora da verdade I

O comando do MDB tem reunião marcada para discutir, política e administrativamente, a pré-campanha da senadora Simone Tebet (MS) à Presidência da República. Será o momento para os senadores que torcem pelo apoio a Lula exporem suas opiniões.

Hora da verdade II

A avaliação interna é a de que a maioria da legenda está com a senadora, até porque as qualitativas do partido, como o leitor do Correio já sabem, têm sido favoráveis a candidaturas alternativas à polarização.

CURTIDAS

Prevenção política/ O mal-estar do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin por causa da covid-19 era tanto que ele preferiu gravar o discurso de hoje no evento de pré-lançamento da candidatura de Lula. Inicialmente, ele pretendia falar de improviso, ao vivo, como tem feito.

Minha turma vai/ O ex-governador, disposto a prevenir maledicências sobre sua ausência, pediu ao deputado Floriano Pesaro que o representasse no ato de hoje em São Paulo.

Começou cedo/ O deputado Sanderson (PL_RS) entrou com um pedido de investigação da escolta armada do ex-presidente Lula sobre a legalidade do uso ostensivo do que “parecia ser”, segundo o parlamentar, uma submetralhadora UMP45, de uso exclusivo das forças de segurança. O caso ocorreu na visita de Lula a um condomínio de alto padrão em Campinas.

Em tempo/ Vale lembrar que, enquanto ex-presidente da República, Lula tem direito a escolta. Porém, o pedido feito por Sanderson cita que os seguranças do ex-presidente recolheram faixas contrárias ao petista no condomínio. O pré-candidato do PT estava lá para uma visita ao físico Rogério Cerqueira Leite.

Denise Rothenburg

Compartilhe
Publicado por
Denise Rothenburg

Posts recentes

Maioria do Congresso acredita que CPMI do Master será instalada

Por Eduarda Esposito — O Ranking dos Políticos realizou uma pesquisa entre os deputados e…

8 horas atrás

Todos querem o centro

Coluna Brasília-DF publicada na quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026, por Denise Rothenburg com Eduarda…

13 horas atrás

O jogo de Hugo Motta

Coluna Brasília-DF publicada na terça-feira, 10 de fevereiro de 2026, por Denise Rothenburg com Eduarda…

13 horas atrás

“Investigação do Master não tem mais volta”

Coluna Brasília-DF publicada na quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026, por Denise Rothenburg com Eduarda…

1 semana atrás