Guerra orçamentária ajuda Elmar na corrida pela presidência da Câmara

Por Denise Rothenburg — Feitas as contas entre os partidos, a avaliação de muitos deputados é a de que o líder do União Brasil, Elmar Nascimento, tem mais a ganhar nessa queda de braço a respeito do poder de controlar o Orçamento da União. Os deputados estão convencidos de que há uma parceria entre o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), e o governo Lula para tirar esse controle do Congresso. E já existe uma certeza nos bastidores de que a disputa pela presidência da Câmara dos Deputados terá como principal bandeira a força para manter a Câmara e o Senado no comando do processo orçamentário. Aliás, a coluna havia revelado essa bandeira em junho.

» » »

A preços de hoje, avaliam alguns, quem tem mais pulso para manter o Parlamento com plenos poderes ou negociar de forma a preservar ao máximo a vontade dos deputados é Elmar, na Câmara, e Davi Alcolumbre, no Senado. Vencerá quem conseguir convencer a Casa de que o Parlamento manterá seu poder sobre os recursos.

—–

Tem limite

O presidente Lula tem dito que não vai interferir na eleição da Câmara. Até aí, tudo bem. Mas um candidato que queira guerrear com o governo em relação ao Orçamento não será aceito. Tudo terá que ser negociado e com muita calma. É nesse equilíbrio que apostam os pré-candidatos Marcus Pereira, do Republicanos, e Antonio Brito, do PSD.

—–

Onde há fumaça…

Volta e meia, alguém menciona a necessidade de tirar o benefício de gastos com saúde do Imposto de Renda para colocar esse valor no Sistema Único de Saúde (SUS). No passado, não foi para frente, porque os parlamentares barraram. Agora, esse tema começa a ser citado aqui e ali. Em ano eleitoral, porém, ninguém vai mexer com isso.

—–

Sem intrigas

O presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, e o ex-presidente Jair Bolsonaro foram bem recebidos na convenção de Ricardo Nunes em São Paulo. Com a chegada de Luiz Datena à disputa, o apoio que era visto com alguma desconfiança por alguns integrantes do MDB agora é fundamental.

—–

Disputa olímpica

Os deputados paulistas estão convencidos de que a eleição em São Paulo será decidida no detalhe e deve seguir com empate até o final. Por isso, não dá para desprezar nenhum aliado.

—–

Curtidas

A aposta de Tarcísio/ Ao falar na convenção do MDB que chancelou a candidatura do prefeito Ricardo Nunes à reeleição na capital paulista, o governador Tarcísio de Freitas focou no trabalho conjunto entre eles. “Não há como fazer transformação se não houver essa parceria entre governo e prefeitura. (…) São 11 partidos nessa frente ampla.”

Empata, aí/ O governador também se referiu à construção de moradias, tema em que o candidato do PSol, Guilherme Boulos, nada de braçada. “Juntos, prefeitura e governo do estado estão fazendo mais de 50 mil unidades na cidade de São Paulo. Vocês, do movimento de moradia: aqui vai ter moradia de verdade.”

Gastão e Israel/ A Câmara de Educação Básica do Conselho de Educação (CNE), com oito integrantes, terá a participação de dois ex-deputados especialistas no setor. Professor Israel, do PSB; e Gastão Vieira, do antigo PROS, do Maranhão.

Enquanto isso, no Senado…/ Coordenador da comissão especial que analisará a regulamentação da reforma tributária no Senado, o senador Izalci Lucas (PL-DF), na foto, lista ainda outros temas prioritários para a volta dos trabalhos da Casa esta semana, em especial, as discussões sobre os recursos para compensar a desoneração da folha de pagamentos, em que o governo acredita que perderá R$ 18 bilhões. Serviço não falta, mas o Congresso só voltará a trabalhar a plenos pulmões depois da eleição municipal.

talitadesouza

Posts recentes

Lula vai tratar preservação da Amazônia como prioridade absoluta na ONU

Coluna Brasília/DF, publicada em 18 de setembro de 2024, por Denise Rothenburg A reunião dos…

22 horas atrás

Bolsonaristas pretendem politizar queimadas na disputa presidencial de 2026

Coluna Brasília/DF, publicada em 17 de setembro de 2024, por Denise Rothenburg,  Enquanto Pablo Marçal…

2 dias atrás

Câmara tem um candidato vingativo, um governista e um desconhecido

Por Denise Rothenburg — Em conversas reservadas, os governistas traçam o perfil dos três pré-candidatos…

6 dias atrás

Apoio a Hugo Motta pode ocorrer, mas ainda não é formal

Por Denise Rothenburg — O almoço em torno do líder do Republicanos, Hugo Motta, o…

7 dias atrás

Eleição para presidência da Câmara contaminou votações estratégicas na Casa

Por Denise Rothenburg — Os últimos movimentos dos partidos e de alguns personagens importantes em…

1 semana atrás

Jantar sela acordo entre União Brasil e PSD

  A casa do ministro do Turismo, Celso Sabino (à esquerda na primeira foto), foi…

1 semana atrás