Categorias: GOVERNO LULA

Empresários brasileiros desembarcam em Dubai atrás de investimentos para os negócios

Por Denise Rothenburg — Empresários brasileiros estão com um olho no gato, outro no peixe. Ao mesmo tempo em que acompanham a reforma tributária em debate no Congresso, correndo para apresentar propostas, rodam o mundo atrás de investimentos. Pelo menos 72 deles desembarcaram em Dubai, nos Emirados Árabes, numa missão capitaneada pelo Lide — Líderes Empresariais — presidido por João Doria Neto, filho do ex-governador de São Paulo João Doria. A maioria atravessou o globo terrestre para ver se consegue recursos capazes de ampliar seus negócios e novas parcerias. Hoje, o dia será debates, mas amanhã a agenda será dedicada aos grandes fundos.

Dinheiro não falta — O Mubadala, por exemplo, já investiu US$5 bilhões no Brasil desde 2012, e a tendência é continuar investindo. Ao contrário da Arábia Saudita, que está em franca transformação e quer aplicar o grosso de seus fundos de investimentos em projetos para alavancar o país, os Emirados já se modernizaram e continuam em busca de novas fronteiras. É aí que os empresários brasileiros entram em campo.

———-

Sem refresco

A contar pelos nomes escolhidos pelo PL para comandar as comissões técnicas sob a batuta do partido, o governo Lula pode se preparar para dores de cabeça no Parlamento. O PL não aceitou veto à deputada Caroline de Toni (SC), considerada da ala radical do partido. E, para completar, colocou o deputado Alberto Fraga (PL-DF) na Comissão de Segurança Pública e Nikolas Ferreira na Comissão de Educação.

———-

Tudo entre eles

Os petistas não tiveram poder de fogo para barrar as indicações. E, para completar, ainda viram o “aliado” União Brasil jogar  com o PL de Jair Bolsonaro e Valdemar da Costa Neto.

———-

Onde mora o perigo

O risco para o governo é os partidos do Centrão e o bolsonarismo repetirem nas votações da Casa os acertos obtidos nas comissões. Aí, será difícil Lula aprovar qualquer pauta mais estratégica de seu governo.

———-

Curtidas

Superou Xandão/  Antes mesmo de completar 30 dias como ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino já tem um pedido de impeachment contra ele prestes a chegar ao Senado. O deputado estadual do Maranhão Yglesio Moyses (PSB) considerou que o ministro deveria se julgar impedido de analisar um caso relativo à escolha de um conselheiro para o Tribunal de Contas do Estado do Maranhão. Porém, Dino deu uma liminar suspendendo a eleição.

Ela vai para cima/ A deputada Rosângela Moro (União Brasil-SP) quer ouvir os motoristas de aplicativos. “O projeto, da forma que está, só vai beneficiar o governo e os sindicatos, uma vez que a categoria não foi ouvida”, diz, pronta para propor mudanças no projeto de regulamentação desse serviço apresentado pelo governo.

Enquanto isso, em Dubai…/ Empresários aproveitaram a quarta-feira de trânsito entre a Arábia Saudita e os Emirados Árabes para visitar o Museu do Futuro, uma experiência imperdível na cidade mais cosmopolita do Oriente Médio. Hoje, a comitiva participa da Brazil Emirates Conference, promovido pelo LIDE, com um dia inteiro dedicado a palestras sobre oportunidades de negócios entre os dois países.

Festa especial/ O relançamento do caderno Direito&Justiça, do Correio Braziliense, na noite de terça-feira, foi muito bem recebida pela comunidade jurídica de Brasília. Mas teve um significado especial para o ministro do Superior Tribunal de Justiça Marcos  Buzzi, presente na festa.

Alma de repórter/ Muito antes de ingressar na magistratura, o catarinense de Timbó atuou como jornalista em um dos veículos dos Diários Associados em Itajaí. Ao visitar a sede do Correio, Buzzi relembrou com carinho os tempos de repórter. Seja pelo conhecimento no direito, seja pelo interesse no jornalismo, o ministro tem muito a contribuir com a casa que o acolheu por um período.

talitadesouza

Posts recentes

Não mexam com quem está quieto

Da coluna Brasília-DF publicado em 21 de novembro de 2024, por Denise Rothenburg Revelado o…

9 horas atrás

Tentativa de golpe provoca racha entre partidos conservadores

Os líderes de partidos mais conservadores se dividiram em relação aos reflexos políticas relacionados à…

1 dia atrás

De legados e fracassos

Da coluna Brasília-DF publicado em 19 de novembro de 2024, por Denise Rothenburg com Eduarda…

2 dias atrás

Galípolo baixa expectativas de juros do PT

  Da coluna Brasília-DF publicado em 17 de novembro de 2024, por Denise Rothenburg com…

4 dias atrás

Anistia é problema de Lira e vai para o fim da fila

Da coluna Brasília-DF publicado em 15 de novembro de 2024, por Denise Rothenburg com Eduarda…

6 dias atrás

“Quem quiser nosso apoio, que coloque anistia em pauta”

  Por Denise Rothenburg - A deputada Bia Kicis (PL-DF) afirma que o seu…

1 semana atrás