Categorias: Política

Bolsonaristas exigem que candidatos ao Senado se comprometam com ações contra Moraes

Coluna Brasília/DF, publicada em 13 de setembro de 2025, por Denise Rothenburg — Ainda que o Supremo Tribunal Federal julgue Jair Bolsonaro faltando mais de um ano para a eleição, a avaliação dos partidos de centro e daqueles mais conservadores é de que o Poder Judiciário será um forte tema da temporada eleitoral, seja pelo viés desse processo que condenou o ex-presidente, seja pelo ângulo da segurança pública. Os bolsonaristas já disseram que, quem for o candidato do grupo ao Senado, precisará se comprometer com ações contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF.

Da parte da segurança púbica, há uma imagem de que a polícia prende e o Judiciário solta, o que também será levado para a campanha eleitoral, em especial, nas redes sociais. Quem começa a organizar programa de governo, aqui e ali, diz que é bom os tribunais se prepararem uma defesa institucional para 2026.

Anistia: a ordem é ganhar tempo

O debate sobre a anistia na semana que vem será mais para sentir o clima do que propriamente levar uma proposta a voto. As minutas apresentadas até aqui não têm ampla maioria. E, para completar, líderes afirmam nos bastidores que não pretendem acelerar esse tema. Preferem esperar terminar tudo no STF e ver o que é possível negociar.

INSS na primeira temporada

A operação da Polícia Federal (PF) que prendeu Antonio Carlos Camilo Antunes, o “Careca do INSS”, é apenas uma de outras etapas que virão. Quem acompanha muito de perto as investigações acredita que está em curso uma nova Operação Lava-Jato. A diferença é que, desta vez, as ordens partem diretamente do STF, e não da 13ª Vara Federal
de Curitiba.

Tem para todos

Essa investigação, apostam muitos políticos, atingirá direita e esquerda, sem levar em conta coloração ideológica. Nesse sentido, a CPMI corre o risco de se transformar em tiroteio com baixas
dos dois lados.

#fiqueemcasa/ Com Bolsonaro em prisão domiciliar desde 4 de agosto, ele deve ficar mesmo preso dentro de casa, conforme avaliação de juristas. Ninguém vai querer se colocar como responsável por algum agravamento do estado de saúde do ex-presidente, nem o ministro
Alexandre de Moraes.

Enquanto isso, no PL…/ As várias entrevistas do presidente do partido, Valdemar Costa Neto (foto), em canais de rádio e tevê, foram no sentido de reforçar a lealdade a Bolsonaro depois da condenação pela Primeira Turma do STF. A ordem é evitar que o ex-presidente se sinta abandonado.

… o jeito é segurar a onda/ O receio dentro do PL é que Bolsonaro ou seus filhos deixem o partido, caso considerem que não existe um grande suporte por parte da agremiação. E o projeto ali é eleger uma grande bancada com os votos bolsonaristas.

IDP ampliado/ O Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) inaugura, segunda-feira, em São Paulo, seu novo câmpus na Avenida Faria Lima. A abertura terá uma palestra do professor James Robinson, da Universidade de Chicago, um dos maiores pensadores do momento, vencedor do Prêmio Nobel de Economia de 2024.

Ronayre Nunes

Jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). No Correio Braziliense desde 2016. Entusiasta de entretenimento e ciências.

Compartilhe
Publicado por
Ronayre Nunes

Posts recentes

Assédio sobre Lula

Coluna Brasília-DF publicada na sexta-feira, 26 de dezembro de 2025, por Luana Patriolino com Eduarda…

3 dias atrás

Vorcaro e PHC cara a cara

Coluna Brasília-DF publicada na quinta-feira, 25 de dezembro de 2025, por Luana Patriolino com Eduarda…

3 dias atrás

Tudo novo de novo

Coluna Brasília-DF publicada na quarta-feira, 24 de dezembro de 2025, por Luana Patriolino com Eduarda…

5 dias atrás

Brasil conciliador

Coluna Brasília-DF publicada na terça-feira, 23 de dezembro de 2025, por Luana Patriolino com Eduarda…

6 dias atrás

A data para Lula crescer

Da coluna Brasília-DF, por Denise Rothenburg (com Eduarda Esposito) Nas conversas da última semana, líderes…

1 semana atrás

Os Três Poderes entram no Natal devendo explicações

Da coluna Brasília-DF, por Denise Rothenburg (com Eduarda Esposito) O ano termina com os Poderes…

1 semana atrás