Os líderes do governo e de partidos aliados já foram avisados que é preciso preparar a base para, antes da reforma previdenciária, aprovar o ajuste da meta fiscal, a mudança da taxa de juros dos empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e, ainda, o Refis. A sorte do governo é que nesses quesitos, os 263 que Temer obteve na última quarta-feira resolvem.
» » »
Em tempo: o mercado aposta na aprovação da reforma da Previdência e acredita que a ampliação do deficit na meta fiscal está diretamente relacionada com a conta para aprovar a proposta. Afinal, faltando um ano para a eleição, um desgaste político dessa ordem, em especial, junto aos servidores públicos, só se houver alguma benesse para compensar.
Quem tem medo de Bendine I
Que Val Marchiori, que nada. A prisão do ex-presidente do Banco do Brasil e da Petrobras Aldemir Bendine colocará novamente na vitrine a ex-chefe do escritório da Presidência da República em São Paulo Rosemary Noronha, aquela que d. Marisa Letícia não gostava. Madrinha de Bendine no BB, Rose, como Lula e os amigos a chamam, deu uma mergulhada depois da demissão, em 2012, já no governo Dilma Rousseff.
Quem tem medo de Bendine II
A perspectiva de delação do ex-presidente do Banco Brasil, dizem os próprios petistas, trará novamente à baila toda a teia de relações de Rose, inclusive com o ex-presidente Lula. Nos tempos de Bendine no BB, Rose conseguiu emplacar ainda um aliado de Delúbio Soares no comando do banco em Goiás.
Recordar é viver
Rose foi demitida depois que a Operação Porto Seguro da PF a apontou como parte integrante de um esquema de tráfico de influência e cobrança de propinas. O escritório da Presidência em SP foi inclusive alvo de busca e apreensão.
Bom sinal
Os fundos gerenciados pelo Ministério da Integração que atendem as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste fecharam o 1º semestre com a liberação de R$ 11 bilhões, 34% acima do valor liberado no mesmo período de 2016 e o melhor resultado desde a criação desses fundos, em 1989. Esses recursos atendem do pequeno produtor rural às grandes indústrias, com linhas de financiamento para investimento de longo prazo, capital de giro e custeio a fim de estimular o desenvolvimento nas três regiões.
[FOTO2]
Efeito do cigarro // Transferido para o presídio, Aldemir Bendine (foto) está um pouco menos estressado. Lá, tem dois banhos de sol por dia com direito a pitadas. Na carceragem da Polícia Federal, Bendine já estava subindo pelas paredes. Agora, vai pensar melhor na delação.
O cara // Sabe por que o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, ficou tão anti-Temer ultimamente? Parte dos aliados do governador paulista estão convictos de que, se o presidente sair dessa crise e conseguir recuperar o fôlego, jamais irá apoiar o tucano em 2018. O nome será o do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles.
Terra de Murici // Cada um por si. Quem conhece a forma dos deputados se comportarem quando vêem a própria eleição no horizonte alerta: tudo o que for votado a partir de agora na Câmara passará pelo filtro “e o que eu ganho com isso?”.
Não te fresqueia, tchê! // Na tumultuada sessão em que o presidente Michel Temer obteve o direito de continuar exercendo a Presidência da República, o deputado Carlos Marun se vira para o deputado Pompeo de Mattos, que cogitou não votar: “No Rio Grande quem honra sua bombacha tem que ser homem! É sim ou não! Mattos não titubeou: Vestido à caráter, foi lá e tascou o voto contra o presidente Michel Temer.
Blog da Denise publicado em 23 de janeiro de 2025, por Denise Rothenburg com Eduarda…
Zurique — Ao participar do Brazil Economic Forum, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha…
Blog da Denise publicado em 22 de janeiro de 2025, por Carlos Alexandre de Souza…
Blog da Denise publicado em 21 de janeiro de 2025, por Denise Rothenburg com Eduarda…
Ao abrir a reunião ministerial, o presidente Lula deu as indicações de que estará voltado…
Blog da Denise publicado em 19 de janeiro de 2025, por Denise Rothenburg com Eduarda…