Acidente pode provocar pente-fino na aviação regional do país

Por Denise Rothenburg — O trabalho conjunto do governo federal e dos estados de São Paulo e do Paraná no acidente que tirou a vida de 61 pessoas não se restringirá às investigações e ao atendimento às famílias das vítimas. Técnicos avaliam que, a depender do resultado das apurações, será preciso um pente-fino nas empresas que fazem a aviação regional no país, a fim de verificar as condições de segurança desses aviões antes de expandir os serviços.

» » »

Planos em suspense / A própria Voepass planeja novas rotas partindo, inclusive, de Brasília, com destino a Uberlândia, por exemplo. Antes de qualquer voo, o governo considera necessário garantir a confiabilidade das aeronaves. Nada será feito sem essa garantia.

——

Uma longa agonia

Escorregadas presidenciais à parte, o governo brasileiro não pretende nem reconhecer a vitória de Nicolás Maduro nem fechar totalmente as portas, criticando de forma mais veemente a posição do presidente venezuelano ou partindo para o uso da força. Como a posse do presidente eleito, seja quem for, será apenas em janeiro, há um prazo aí para buscar uma negociação com o regime de Maduro.

——

Faz parte

No caso da ditadura de Daniel Ortega, na Nicarágua, as relações começaram a ficar estremecidas a partir de abril do ano passado, com o descaso do regime nicaraguense aos apelos do Brasil para a soltura de padres e bispos católicos. E só há três meses foi que o governo brasileiro orientou seus diplomatas a não comparecerem a eventos oficiais em Manágua.

——

Brasília sediará fórum Esfera Brasil

O think-thank Esfera debaterá a estratégia nacional para a saúde, proteção de dados e inovação no próximo dia 21, em Brasília, com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin; do ministro do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli; da ministra da Saúde, Nísia Trindade; e do ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

——

Curtidas

Eles têm medo/ O primeiro debate para a Prefeitura de São Paulo mostrou que a candidatura de Tabata Amaral (PSB), que todos os adversários tentaram colocar de lado, assusta os concorrentes. Jovem, centrada e estudiosa dos temas, sua performance era comentada nos bastidores como “uma novidade com potencial político”.

Vergonha alheia/ Realizado pela Band, conforme tradição em todas as eleições, esse debate foi uma aula de deseducação do coach Pablo Marçal do primeiro ao último bloco, especialmente quando Tabata Amaral lembrou que ele já havia sido condenado num processo de formação de quadrilha.

No mais…/ Não será pelo primeiro debate que o eleitor indeciso conseguirá definir o voto. Ainda há muita emoção pela frente.

Condolências/ A coluna se solidariza com as famílias das vítimas do acidente aéreo no interior de São Paulo. Que as investigações sejam céleres. No quesito política, a união dos governos federal, estaduais e municipais na apuração e na atenção às famílias é um alento.

talitadesouza

Posts recentes

Galípolo mostra firmeza no BC e sinaliza independência do governo

Coluna Brasília/DF, publicada em 19 de setembro de 2024, por Denise Rothenburg A decisão unânime…

6 horas atrás

Lula vai tratar preservação da Amazônia como prioridade absoluta na ONU

Coluna Brasília/DF, publicada em 18 de setembro de 2024, por Denise Rothenburg A reunião dos…

1 dia atrás

Bolsonaristas pretendem politizar queimadas na disputa presidencial de 2026

Coluna Brasília/DF, publicada em 17 de setembro de 2024, por Denise Rothenburg,  Enquanto Pablo Marçal…

2 dias atrás

Câmara tem um candidato vingativo, um governista e um desconhecido

Por Denise Rothenburg — Em conversas reservadas, os governistas traçam o perfil dos três pré-candidatos…

6 dias atrás

Apoio a Hugo Motta pode ocorrer, mas ainda não é formal

Por Denise Rothenburg — O almoço em torno do líder do Republicanos, Hugo Motta, o…

1 semana atrás

Eleição para presidência da Câmara contaminou votações estratégicas na Casa

Por Denise Rothenburg — Os últimos movimentos dos partidos e de alguns personagens importantes em…

1 semana atrás