curicaca-ilust

A musa que cisca

Publicado em Crônica

Nos grotões brasileiros, onde o politicamente correto ainda não chegou, era chamado de abobado. Mas o rapaz tinha olhar esperto, era prestativo e sabia tudo sobre passarinhos – imitava alguns cantos, inclusive. Sabia até que sanhaço e pipira é o mesmo bicho. E piava com aquela sonoridade aguda que a gente só ouve sair de garganta de passarinho e de soprano grega.

E, ali na Serra do Cipó, contava alguma curiosidade sobre o bicho, antes de mudar para o próximo canto, só se distraindo quando algum deles pousava por perto, chamando a atenção. Algumas vezes incorporava um São Francisco, pegava um punhado de quirela e abria a mão. Alguns passarinhos mais abusados iam.

Mais urbano, mas não menos curioso, Chicão era outro que – entre um impropério e outro, no bar – desfilava conhecimentos sobre o mundo dos passeriformes. Mas não sei nem se sabia assoviar. E também não tenho condições de avaliar se toda aquela sabedoria não era apenas chute de gaiato.

Não faltam amantes dos passarinhos. O jornalista Silvestre Gorgulho, por exemplo, gostava de presentear os amigos com discos de gorjeios e livros produzidos por Johan Dalgas Frisch, que começou gravando os cantos com um cone de papelão. O professor Luiz Gonzaga Mota prefere sair pelo mato a fotografá-los.

E tem o Bartolomeu Rodrigues, um renascentista. Jornalista reconhecido, escritor de mão cheia, músico (toca cajón), contador de causos, empresário, sindicalista, degustador profissional de frutos do cerrado, apresentador de programa de rádio sobre a música do cinema, fabricante de sorvetes e mais uma infinidade de talentos. Entre eles, o de retratista de passarinhos, quando atende pelo nome de Bartô.

Faz poucos dias que ele encontrou uma curicaca nos gramados da cidade, onde ciscava e beliscava insetos incautos. Enxergou dignidade nos olhos do pequeno animal, o que não surpreende, pois trata-se de um parente – ainda que distante – da íbis egípcia, ave sagrada e que era mumificada e enterrada com os faraós e que emprestou sua cabeça para Toth, o poderoso deus da sabedoria e do tempo.

Íbis é também uma equipe de futebol de Pernambuco, autoproclamado pior time do mundo, e que é também a terrinha do Bartô, filho de Serra Talhada; para quem não sabe, a capital mundial do xaxado. Depois dele, o filho mais ilustre da cidade é Virgulino Lampião, coroado rei do cangaço.

Pois foi na pequena curicaca de olhar rútilo e bico altivo que Bartô encontrou sua Mona Lisa. Ele já desenhou sabiá, seriema, periquito, coruja buraqueira, pomba rola e outros passarinhos, todos muito bem retratados pelos lápis, lapiseiras e bastões de pastel do artista. Mas foi na curicaca que ele encontrou a modelo ideal, sua obra-prima.

Amigos acreditam que Bartô foi hipnotizado pelo bichinho, encantamento que pode ser visto no brilho do olhar. A distração pode ter sido o motivo de o artista, durante passeio com a cachorrinha, perder os óculos no gramado alto da quadra. Mas o poder do bicho-deus é forte: dia seguinte, esperanças quase perdidas, lá estavam os óculos. Brilhando como os olhos desenhados da caricaca.

P.S. – A curicaca da imagem deste post é outra; não tem os olhos da musa do Bartô.

Publicado no Correio Braziliense de 15 de dezembro de 2019