Setembro Amarelo Freepik/Reprodução

Setembro Amarelo: Evento online e gratuito trata sobre a saúde mental dos concurseiros

Publicado em Concursos, Concursos Públicos, Dicas de estudo, estudos, Saúde

Yasmin Rajab – Setembro chegou, e com ele começam as discussões acercas dos temas sobre saúde mental. O mês é marcado pelas campanhas do Setembro Amarelo, projeto criado pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), que desde 2014 aborda sobre a prevenção do suicídio.

Para trazer a saúde mental para as discussões do dia-a-dia de quem está se preparando para concursos públicos, o Gran Cursos Online está promovendo a 3ª Semana do Equilíbrio Emocional. Com a participação de profissionais especialistas, o evento vai abordar de forma prática e objetiva as principais consequências da falta de cuidado com a saúde mental para os concurseiros. O evento será online e gratuito, e as inscrições devem ser feitas no link: bit.ly/3wFQoRa.

O tema possui grande importância no mundo dos concurseiros, uma vez que os candidatos precisam cuidar do emocional para ter a mente fortalecida ao seguir na caminhada pela aprovação. A psicóloga e especialista do Gran Cursos Online, Juliana Gebrim, alerta que a preparação psicológica é fundamental para qualquer candidato.

“Muitas pesquisas confirmam que cerca de 80% da aprendizagem está atrelada à questão emocional, dependendo da pessoa, isso pode chegar até a 100%, e pode pesar muito para o candidato”, explica. A profissional ainda ressalta que a dificuldade para detectar esses quadros podem dificultar ainda mais, visto que cerca de 50% das pessoas que possuem depressão não sabem disso.

Sensações como alegria, tristeza, ansiedade, medo, e outras questões emocionais acompanham grande parte dos estudantes. Juliana explica que a falta de controle das emoções interfere na capacidade de tomada de decisões e na capacidade de enfrentar as dificuldades que podem surgir no decorrer do processo. “Falta equilíbrio quando não temos clareza e segurança para resolver conflitos. É aí que começam as comparações, frustrações e o indivíduo pode acabar ficando estagnado, sem conseguir evoluir”.

Confira a programação completa da 3ª Semana do Equilíbrio Emocional:

01 de setembro (quinta-feira) – a partir das 18h15

Tema: Cansaço e Burnout
Participantes: Dra Raiza Nogueira – Médica Psiquiatra

02 de setembro (sexta-feira) – a partir das 18h30

Tema: Características de pessoas de Sucesso
Participantes: Professora Maria Christina (Pós Graduada em Direito Público, Civil e Processo Civil / Doutoranda pela UMSA) e professor Eugênio Brugger (Especialista em Direito Civil, Direito Processual Civil e Direito Público).

03 de setembro (sábado) – a partir das 10h.

Tema: Ansiedade e Depressão
Participantes: Luana Davico (Delegada de Polícia Civil do Distrito Federal / Especialista em Penal e Processo Penal), Roberta Queiroz (Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade do Sul de Santa Catarina em novembro de 2009; Mestranda em Direito pela Universidade Católica de Brasília) e Fernanda Barboza (Graduada em Enfermagem e Pós-Graduada em Saúde Pública e Vigilância Sanitária).

04 de setembro (domingo) – a partir das 10h.

Tema: Como lidar com a reprovação
Participante: Alexandre Meirelles (Autor dos livros “Como Estudar para Concursos” e “Concursos Fiscais”, coordenador de livros nas Editoras Método/GEN e Juspodivm, professor, palestrante, mentor de concursandos e Auditor Fiscal há mais de 20 anos).

Setembro Amarelo

Segundo a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019, cerca de 700 mil suicídios são registrados em todo o mundo. Com os casos que não são notificados, estima-se que o número pode chegar a 1 milhão. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, sendo 38 pessoas em média por dia.

A campanha Setembro Amarelo foi criada para tratar sobre a prevenção do suicídio e abordar sobre questões de saúde mental. Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha anti estigma do mundo. Em 2022, o lema é “A vida é a melhor escolha!” e diversas ações já estão sendo desenvolvidas.

Leia mais: Secretaria de Educação do DF abre seleção interna com 32 vagas para professores

Governo prevê quase 50 mil vagas para concursos em 2023

MP cobra convocação de aprovados no concurso da Funsaúde do Estado do Ceará

Deputado alega “tratamento diferenciado” no curso de formação de bombeiros do DF

Concurso TJGO: divulgado novo cronograma de nomeações e chamamento será ainda em 2022