130820181138110000000 Foto: Divulgação/Gov PE ansiedade

Confira dicas para lidar com a ansiedade na hora dos estudos para concursos

Publicado em Concursos, Concursos Públicos, Dicas de estudo

A ansiedade pode atrapalhar a concentração, planejamento e absorção de informações pelos concurseiros

Aline Gouveia – Concorrência, prazos curtos e cobrança por produtividade podem afetar a saúde mental dos concurseiros. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que, aproximadamente, 18,6 milhões de brasileiros são ansiosos. Embora seja uma resposta natural do corpo a estímulos estressores, a ansiedade em níveis elevados pode atrapalhar na concentração nos estudos, planejamento e absorção de informações. Portanto, o Papo de Concurseiro conversou com a psicóloga Nataly Padilha e listou dicas para ajudar a lidar com a ansiedade.

De acordo com a especialista, é necessário incluir tempo para descanso e lazer, assim como separar intervalos na rotina para evitar longos períodos de estudo. Tornar essas pausas um hábito “faz com que o cérebro esteja mais propenso a receber e armazenar novas informações”, diz Nataly.

“Além disso, cada pessoa tem as próprias questões pessoais, emocionais, e que podem surgir nas interações com o ambiente ou outras pessoas. Para isso é necessário uma atenção individualizada, que leve em consideração cada detalhe da sua história e de quem você é”, explica a psicóloga.

Além da necessidade de estabelecer uma rotina de estudos em que haja espaço para descanso e lazer, Nataly Padilha  recomenda algumas técnicas práticas para os momentos em que o concurseiro se sentir ansiedade. Confira!

Respiração diafragmática:

Na respiração diafragmática, a pessoa pode inspirar pelo nariz (inflando o diafragma, região do peito/costelas) e expirar pela boca. A expiração deve ter o dobro de tempo da inspiração, por exemplo, se inspirou por 3 segundos, expirar por 6 segundos.

Relaxamento Progressivo de Jacobson:

O Relaxamento Progressivo de Jacobson consiste em, sequencialmente, ir contraindo e relaxando grupos musculares. Por exemplo, contrair músculos dos braços por 5 segundos e relaxar, depois seguir pelo restante do corpo (inclui-se mãos, pés, rosto, ombros, etc)

Mindfulness:

As técnicas de Mindfulness têm o objetivo de ajudar a estar presente no “aqui e agora”, visto que, por vezes, a ansiedade nos leva a um ambiente mental de um sofrimento que já aconteceu, que já vivemos, mas não é mais parte do nosso presente. Por exemplo, tem a técnica de enumerar coisas que podemos identificar com os sentidos do corpo (visão, audição, olfato), então prestar atenção nos objetos que estão no ambiente, sons que escutamos, sensação dos tecidos das roupas na pele, etc. Outras técnicas muito usadas também são as de visualizações (de ambientes relaxantes, como uma praia e as sensações envolvidas).

No entanto, a psicóloga enfatiza a necessidade de investigar as causas da ansiedade. Quando não é tratada, os sintomas podem persistir e até se agravar. Nataly destaca que é possível encontrar atendimento psicológico de forma gratuita em algumas instituições. “É importante a reflexão sobre a relação com essas questões, e caso sinta que sua saúde ou bem estar estão sendo prejudicados de alguma forma, vale a pena buscar um apoio psicológico. Ele está disponível nas clínicas das faculdades e universidades que tenham curso de psicologia”, afirma.

Leia também: Concursos x Férias: saiba como descansar sem perder o ritmo nos estudos

A neurociência explica! Pesquisa indica como estudar corretamente para se dar bem nas provas