agenda-857x500

Concursos x Férias: saiba como descansar sem perder o ritmo nos estudos

Publicado em Concursos, Concursos Públicos, estudos, rotina

Aline Gouveia –  Julho costuma ser um mês de férias. E para os concurseiros, geralmente é um desafio conciliar o descanso com os estudos. No entanto, especialistas orientam que é necessário se planejar para que seja possível descansar e ainda assim não perder o ritmo. “É preciso reservar na grade de estudos um momento para o lazer, e seguir o planejamento. Assim, o concurseiro não esquece de descansar ou, o que é pior, não fica se culpando por estar descansando, pois sabe que aquele momento foi planejado e não irá atrapalhar os estudos”, pontua Erick Alves, sócio-fundador do Direção Concursos, professor de Direito Administrativo e Auditor do TCU.

Durante as férias e nos casos em que o edital do concurso ainda não estiver publicado, Erick dá duas dicas: manter uma rotina de pelo menos duas horas diárias de estudo e focar em revisões e resolução de questões. Por outro lado, já havendo a publicação do edital, o tempo passa a ser um fator determinante. Nesses casos, o professor reconhece que fica mais difícil parar para descansar ou se divertir. Por isso, ele recomenda a realização de atividades mais lúdicas relacionadas a concursos, como assistir entrevistas de aprovados ou webnários.

Leia também: Vagas no DF: veja os principais concursos abertos e autorizados

Concurso Senado: veja as disciplinas cobradas nos últimos certames

Ter constância é fundamental para que o concurseiro não perca o ritmo. Nas férias, o ideal é continuar estudando, mas em horários planejados. Fernando Mesquita, diretor de mentoria e coaching do Gran Cursos Online, aponta que o candidato deve ter uma quantidade mínina diária de horas de estudos. “Estudar todos os dias, sempre nos mesmos horarios, também ajuda a desenvolver nesse sentido”, afirma.

Estabelecer uma rotina ideal de estudos nas férias depende também do autoconhecimento. “Se não houver edital publicado, o candidato pode ficar um período sem estudar, mas é preciso se conhecer, saber se é capaz de retornar com um bom ritmo após uma folga como essa”, diz Fernando.

“A falta de sono afeta a concentração e o aprendizado. É claro que, eventualmente, o concurseiro vai precisar de um período mais intenso de estudo, mas, é importante lembrar que o lazer e descanso são fundamentais”, conclui o diretor de mentoria.

Leia também: Especialistas dão dicas de como se preparar para as questões de atualidades em concurso

Senadora pede reserva de vagas para mulheres em editais de concursos policiais

Congresso aprova Orçamento para 2023 com previsão de vagas e reajustes