Unsplash/Reprodução

Confira detalhes das etapas do concurso para o Banco do Brasil

Publicado em Concursos, Concursos Públicos, Sem categoria

A seleção consistirá em provas objetivas e de redação. Ambos os exames estão previstos para 23 de abril de 2023

O concurso para o Banco do Brasil oferta 6 mil vagas para todos os estados e Distrito Federal. O cargo exige nível médio. A seleção consistirá em provas objetivas e de redação. Ambos os exames serão aplicados em 23 de abril de 2023. Os candidatos terão 5 horas para responder as avaliações. Confira detalhes das etapas do certame:

As provas objetivas serão composta por 70 questões de múltipla escolha, sendo 25 questões de conhecimentos básicos e 45 questões de conhecimentos específicos, de caráter eliminatório e classificatório, totalizando 100 pontos. O conteúdo programático pode ser consultado no edital (Anexo III).

O exame de conhecimentos básicos, com valor total de 32,5 pontos, incluirá as seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa: 10 questões com valor de 1,5 ponto cada, subtotalizando 15,0 pontos;
  • Língua Inglesa: 5 questões com valor de 1,0 ponto cada, subtotalizando 5,0 pontos;
  • Matemática: 5 questões com valor de 1,5 pontos cada, subtotalizando 7,5 pontos;
  • Atualidades do Mercado Financeiro: 5 questões com valor de 1,0 ponto cada, subtotalizando 5,0 pontos

A prova de conhecimentos específicos, com valor total de 67,5 pontos, incluirá as seguintes disciplinas:

  • Matemática Financeira: 5 questões com valor de 1,5 ponto cada, subtotalizando 7,5 pontos;
  • Conhecimentos Bancários: 10 questões com valor de 1,5 ponto cada, subtotalizando 15 pontos;
  • Conhecimentos de Informática: 15 questões com valor de 1,5 ponto cada, subtotalizando 22,5 pontos;
  • Vendas e Negociação: 15 questões com valor de 1,5 ponto cada, subtotalizando 22,5 pontos.

De acordo com o edital, serão eliminados os candidatos que “obtiverem aproveitamento inferior a 50% do total da pontuação do conjunto das provas objetivas ou obtiverem aproveitamento inferior a 50% do total da pontuação da prova objetiva de conhecimentos básicos ou obtiverem aproveitamento inferior a 50% ( do total da pontuação da prova objetiva de conhecimentos específicos. Será eliminado, ainda, o(a) candidato(a) que obtiver nota 0 (zero) em qualquer uma das disciplinas de conhecimentos básicos ou específicos”.

Já a redação deve ser estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, e valerá 100 pontos, conforme os critérios a seguir: adequação ao tema proposto e ao tipo de texto solicitado; emprego apropriado de mecanismos de coesão (referenciação, sequenciação e demarcação das partes do texto); capacidade de selecionar, organizar e relacionar de forma coerente argumentos pertinentes ao tema proposto e pleno domínio da modalidade escrita da norma-padrão (adequação vocabular, ortografia, morfologia, sintaxe de concordância, de regência e de colocação). Cabe salientar ainda que nesta etapa os candidatos que obtiverem notas inferior a 70 serão eliminados.

Especialista dá dicas para começar a estudar

Para quem deseja iniciar os estudos, o professor Juca Siade, do IMP Concursos, dá dicas específicas que podem ser determinantes para ter um melhor aproveitamento dos estudos nesses quatro meses até a aplicação da prova, veja:

  • Comece a estudar pelas disciplinas específicas. Quando fizer o cronograma de estudos, o ideal é dar início pelo conteúdo que é direcionado especificamente para esta prova, como conhecimentos bancários, por exemplo, para então ampliar o entendimento das demais áreas.

  • Faça uma revisão dos conteúdos mais cobrados nas provas anteriores. É muito importante priorizar nos estudos o que vem ganhando destaque em outros concursos do órgão.

  • Gerencie o tempo destinando mais horas para as matérias com mais questões. A dosagem de tempo de estudo para cada matéria de forma inteligente é importante para direcionar os esforços para o conteúdo que será mais importante na prova.

  • Quando se aproximar da reta final, o foco maior deve estar na resolução de exercícios. O treino de questões dos principais assuntos e a habilidade de resolver a prova em tempo hábil são determinantes para o sucesso.

Sobre o certame

O Banco do Brasil tornou público — na edição de 23 de dezembro de 2022 do Diário Oficial da União — o edital do concurso público para provimento do cargo de escriturário.

Do total de oportunidades, 4 mil são para contratação imediata e 2 mil para formação de cadastro de reserva — nas funções de agente de tecnologia e agente comercial. Serão reservadas 5% das chances para candidatos portadores de alguma deficiência e 20% para candidatos autodeclarados pretos ou pardos.

As inscrições já estão abertas e devem ser realizadas por meio do site da Fundação Cesgranrio, banca organizadora do concurso. O período de inscrições será encerrado em 24 de fevereiro de 2023.  Será cobrado uma taxa no valor de R$ 50.

Quando o candidato for se inscrever deverá escolher a região e a cidade de realização das provas. consequentemente o inscrito estará automaticamente vinculado ao local para fins de classificação e de contratação.

*Estagiária sob supervisão de Vinicius Nader