A chef Natália Sávio está à frente do projeto Gastronomia no Ritmo das Linguagens Culturais. A iniciativa relaciona a culinária à música, literatura, cinema e artes visuais por meio de receitas a serem ensinadas em aulas gratuitas. Os encontros ocorrem sempre aos sábados, às 16h, no espaço A Banka (Qd. 10, Bloco A, Cruzeiro Velho).
No próximo sábado (6/5), a base da aula é o quadro Urutu ou O Ovo, de Tarsila de Amaral. Na ocasião, Natália Sávio recebe Antônio Leitão, artista plástico, para debater a obra de arte e ensinar os inúmeros modos em que o ovo pode ser preparado, destacando receitas da região Norte.
No dia 13 é a vez da poetisa Ana Maria Freitas Coelho participar da aula, quando será preparado um menu de doce baseado no poema Todas as vidas, de Cora Coralina e na culinária do Centro-Oeste.
No dia 20, a música Tropicana, de Alceu Valença, servirá de referência para a receita de salada tropical na cadência pernambucana, representando o Nordeste. O convidado do dia é o músico Kekeu Aragão.
O encerramento será em 6 de junho celebrando o longa-metragem Estômago (2007), de Marcos Jorge. Com participação da cineasta Cristina Moysés, os alunos poderão conferir uma receita de macarrão a carbonara, tal qual o personagem Raimundo (João Miguel) prepara no filme.
O projeto conta com apoio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal do Governo do Distrito Federal. O evento é acessível com intérprete de Libras e audiodescrição. Mais informações: gastronomiacomocultura@gmail.com.