O Brasil não possui bacalhau em suas águas territoriais, pois se trata de um peixe de águas frias, do norte do Círculo Polar Ártico. Por influência dos descobridores, que pescavam nos mares do norte e aprenderam com os noruegueses a arte de salgar o peixe, o brasileiro passou a conhecer a iguaria preparada à moda portuguesa. E se apaixonou pelo pescado. Há mais de 150 anos, o Brasil importa bacalhau da Noruega, sendo de longe o principal comprador.
Há diversas maneiras de preparar o bacalhau, a ponto de a maior autoridade no preparo do peixe norueguês na cidade, que é o chef Francisco Ansiliero, sugerir quatro a cinco pratos diferentes durante festival iniciado quinta-feira, 5 de janeiro, com duração até o dia 4 de fevereiro, com um detalhe: são servidos somente no jantar e com um preço imperdível, R$ 139 para duas pessoas.
O cardápio
A partir das 19h você poderá desfrutar do menu oferecido de segunda a sábado nos restaurantes Dom Francisco, tanto o da Asbac como o da 402 Sul. Poderá optar entre o bacalhau desfiado, o aromático ou o bacalhau com natas. Os três vem acompanhados de arroz branco ou com brócolis. A quarta opção é o prato com purê de mandioca e maçã assada, igualmente escoltado por arroz branco ou com brócolis.
Ainda há uma quinta sugestão: arroz de bacalhau com pimentões e toucinho. Reservas podem ser feitas pelos telefones 3226-2005 e 99416-5548 (Asbac) e 3224-1634 e 99152-3836 (402 Sul).