Os ganhadores foram revelados pela CNA durante solenidade na terça-feira (13/5)
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) divulgou, na terça (13), os vencedores da primeira edição do Prêmio CNA Brasil Artesanal de Geleia. Dividido em duas categorias, o concurso selecionou os cinco melhores produtos em cada grupo, avaliados por um júri técnico e pelo júri popular.

No grupo de geleia simples, o primeiro lugar foi para a Casa Piovene, de Gramado (RS), com a geleia de bergamota. Em segundo lugar, ficou a Fazenda Bacuri, de Bragança (PA), com a geleia de bacuri orgânico. A terceira posição foi para Léia Fardin, Doces Artesanais Caseiros, de Santa Rita do Passa Quatro (SP), com a geleia de laranja. O quarto lugar foi a Geleias da Bisa, de Porto Alegre (RS), com sabor de pêssego, e a quinta posição ficou com a Geleias Bachmann Artesanal, de Rio do Sul (SC), com a geleia de figo.
Já a categoria de geleias mistas teve como vencedora as Geleias Do Rancho, de Formiga (MG), com a combinação de abacaxi com pimenta. A segunda colocada foi, mais uma vez, a Fazenda Bacuri, com a geleia de cupuaçu com pimenta orgânica. Em terceiro lugar ficou a Geleias DaJô, de Estreito (MA), também com a mistura de abacaxi com pimenta. O quarto lugar foi para a Geleia De La Guardia, de Santo Ângelo (RS), com a geleia de butiá com cachaça, e o quinto para a Clamar Geleias Artesanais, de Jundiaí (SP), com a geleia de caju com pimenta.

O Prêmio CNA Brasil Artesanal é realizado desde 2019 e já reconheceu produtores de chocolates, queijos, salames, cachaças, charcutaria, azeites, vinhos e cafés especiais. As inscrições para a edição dedicada à cerveja artesanal já estão abertas.

