Governo e oposição entraram no embalo da música de Tom Jobim, “mesmo com toda a fama (…) com toda lama, a gente levando essa chama”. A base não pretende fazer um movimento sequer para encher o plenário e votar a primeira denúncia contra Michel Temer. E, em princípio, nem o PT. Os petistas nunca foram tão felizes nesse período, desde a divulgação do encontro entre Michel Temer e Joesley Batista. Obviamente, a condenação de Lula quebrou o encantamento, mas o “fora Temer” é o que mantém o partido unido aos movimentos sociais.
A ordem, num primeiro momento, é deixar a denúncia pairando no ar. Para a base, Temer continua presidente. Para a oposição, mais seguro ficar com Temer desgastado do que encontrar um novo nome que poderá se viabilizar para 2018.
Problemas à frente
O governo faz chegar a quem interessar possa que não houve acordo para o fim gradual do imposto sindical. A extinção pura e simples, se mantida conforme previsto na reforma trabalhista, entretanto, promete ser mais uma pedra no caminho do presidente Michel Temer na hora de enfrentar o processo no plenário da Câmara. Afinal, embora o presidente ainda tenha gordura para queimar, todo o cuidado é pouco.
Segurança na liderança
O Instituto Paraná Pesquisa foi saber quem eram os políticos preferidos do eleitorado do Rio de Janeiro para concorrer ao Senado. O entrevistado poderia escolher dois nomes, uma vez que a eleição do ano que vem é para dois terços da Casa. O quadro hoje beneficia a turma que capricha no discurso em prol de mais segurança pública, delegada Martha Rocha (PDT), 26,7%, e o vereador Carlos Bolsonaro, 23,3%, filho do deputado Jair Bolsonaro, que lidera a disputa presidencial por lá com 22,8%, Lula em segundo 17,7% e Joaquim Barbosa em terceiro, 10,3%.
Esquerda em segundo plano
Os outros nomes sugeridos pelos pesquisadores tiveram desempenho mais modesto na consulta. Em terceiro surgiram Alessandro Molon (Rede) e Bernardinho (Novo), com 15,5%, César Maia (DEM), 13% Chico Alencar (PSol), 10%. O Instituto Paraná ouviu 2.020 eleitores entre 6 e 10 de julho.
Se continuar assim…
Aliados do presidente Michel Temer consideraram o silêncio do ex-deputado ontem, durante depoimento sobre desvio de recursos na Caixa Econômica, um sinal de que a delação pode demorar. Aliás, desde que Temer entrou nessa rota de desgaste, em maio, muitas expectativas negativas para o governo não se confirmaram até o momento, incluindo a renúncia do presidente e a a cassação da chapa Dilma-Temer.
A regra/ Quem está acostumado a acompanhar a capacidade de mobilização do PT avisa que os movimentos de rua terão mais força nos estados onde o partido é governo, caso da Bahia, ou onde o governador é aliado, caso do Maranhão governado por Flávio Dino, do PCdoB. Nos demais, será mais difícil.
A exceção/ No Ceará, essa amizade do governador Camilo Santana com Lula enfrenta problemas na família de Ciro Gomes (foto). Enquanto Ciro quer ser candidato a presidente da República com apoio do PT, seu irmão mais novo não poupa Lula nas redes sociais.
O incômodo/ Ivo Gomes, o irmão de Ciro, é direto quando menciona o PT: “ (…)Quem colocou Temer no lugar em que está foi Lula. Quem prestigiou a alta bandidagem brasileira foi Lula. A volta de Lula ao poder representa a revanche, o ódio, a intolerância, o flaflu despolitizado e medíocre, além de continuidade da guerra política. Tudo o que o Brasil não precisa”, diz Ivo.
Esse cara sou eu/ Terminada a votação da denúncia na Comissão de Constituição e Justiça, o deputado Carlos Marun (PMDB-MS) aborda a deputada Maria do Rosário (PT-RS) e comenta: “Viu? Vocês precisam de um cara valente como eu para defender vocês!”. Foi uma risada geral.
Blog da Denise publicado em 21 de janeiro de 2025, por Denise Rothenburg com Eduarda…
Ao abrir a reunião ministerial, o presidente Lula deu as indicações de que estará voltado…
Blog da Denise publicado em 19 de janeiro de 2025, por Denise Rothenburg com Eduarda…
Blog da Denise publicado em 18 de janeiro de 2024, por Denise Rothenburg com Eduarda…
Coluna Brasília/DF, publicada em 17 de janeiro de 2025, por Denise Rothenburg com Eduarda Esposito…
Coluna Brasília/DF, publicada em 16 de janeiro de 2025, por Denise Rothenburg com Eduarda Esposito…