Categorias: Sem categoria

Um partido em suspense

As notícias que ligam as consultorias de José Dirceu às propinas pagas como parte do esquema da Petrobras deixaram o PT como aquele personagem que não pode se mexer. Se defender demais o ex-ministro da Casa Civil, deixará irada a ala do partido que trabalha para se blindar dos malfeitos do período do mensalão. Se não defender aquele que foi sempre fiel ao ex-presidente Lula, a ala ligada ao ex-ministro ficará ainda mais frustrada.

»   »   »   

A propósito, Dirceu já fez chegar a todos os interessados que não voltará para a cadeia e, se tiver que ir, não irá sozinho. Nesse sentido, há quem esteja meio intrigado com o silêncio de Lula. Desde a posse, o ex-presidente não se manifesta. Espera-se que quebre esse gelo no aniversário do PT, em 6 de fevereiro, em Belo Horizonte.


Escalão a conta-gotas

A presidente Dilma Rousseff decidiu não preencher os cargos de segundo escalão numa lapada só. A amigos, tem dito que, se fizesse isso, perderia o melhor momento dos partidos, que é aquele em que todos têm expectativa de poder. Faz sentido.


Jogada ensaiada

Certo de que estará no segundo turno na eleição para presidente da Câmara, o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) anunciou voto em favor de Julio Delgado se estiver fora da final com o objetivo de tentar angariar os votos dos socialistas. Aposta em especial na ala do PSB que deseja se aproximar do governo Dilma Rousseff.


Enquanto isso, no Senado…

O PT se apresenta conformado com a proposta de reeleição de Renan Calheiros (PMDB-AL) para presidir a Casa. Em conversas reservadas, senadores do partido dizem que o melhor ali é se preparar para, se Renan tiver qualquer problema, ocupar o lugar. Isso significa que não será no meio petista que a oposição conseguirá encontrar respaldo para derrubar a perspectiva de o peemedebista alagoano comandar o Senado por mais dois anos.


O que é bom para os gringos…

…Nem sempre é bom para os brasileiros. O mesmo gás de folhelho (vulgo, gás de xisto) que ajudou a tirar os Estados Unidos do atoleiro teve a exploração suspensa por uma liminar do juiz 5ª Vara de Presidente Prudente há dois dias até que se tenha estudos ambientais sobre a técnica usada para a exploração. A tecnologia de extração traz riscos de contaminação da água e do solo. Em tempo de escassez de água, todo cuidado é pouco.

CURTIDAS    

Até eles!/ Ontem faltou água no Senado. É. Pois é.

Ah, bom!/ O ministro Arthur Chioro pediu que a assessoria entrasse em contato com a coluna para esclarecer que foi de avião da FAB até o Guarujá porque a casa dele é em Santos, o município vizinho. Ele só vai a Congonhas quando divide o uso do jatinho com outros ministros. Menos mal.

De volta/ O ex-governador Agnelo Queiroz está recolhido, esperando a tempestade passar, mas o ex-vice-governador Tadeu Fillippeli (foto), do PMDB, não pretende sair de cena tão cedo. A ideia é aproveitar os próximos três anos para preparar uma carreira solo em 2018.

Olha a silhueta!/ Deputados e senadores faziam planos de dieta no fim de semana. É que, a partir de segunda-feira, eles voltam a Brasília para preparar a retomada dos trabalhos na Câmara e no Senado. E cada partido prepara um jantar para receber os seus.  

Denise Rothenburg

Compartilhe
Publicado por
Denise Rothenburg

Posts recentes

Maioria do Congresso acredita que CPMI do Master será instalada

Por Eduarda Esposito — O Ranking dos Políticos realizou uma pesquisa entre os deputados e…

2 dias atrás

Todos querem o centro

Coluna Brasília-DF publicada na quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026, por Denise Rothenburg com Eduarda…

3 dias atrás

O jogo de Hugo Motta

Coluna Brasília-DF publicada na terça-feira, 10 de fevereiro de 2026, por Denise Rothenburg com Eduarda…

3 dias atrás

“Investigação do Master não tem mais volta”

Coluna Brasília-DF publicada na quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026, por Denise Rothenburg com Eduarda…

1 semana atrás