Assim como o governo esperava o resultado de ontem para tocar as reformas, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, também aguardava o placar para encaminhar uma nova denúncia. Ele agora sabe que não há número suficiente para abrir uma investigação contra Michel Temer. A intenção, porém, ainda é enviar o pedido. E há, inclusive, gente da própria base do governo torcendo para que isso ocorra. Será mais uma chance de tentar obter algum benefício do Planalto.
Troca de posições
A classe política avalia que, ao longo do processo dessa primeira denúncia, o DEM começou a tomar o lugar do PSDB em termos de coesão partidária e preparação para as eleições do ano que vem. Se a legenda ampliar seus quadros e conseguir atrair um nome como João Doria, estará na boca para dar uma volta nos tucanos, ganhar a linha de frente para tirar eleitores de Jair Bolsonaro e emplacar um candidato para concorrer contra o PSDB.
São Paulo em litígio
Muitos parlamentares votaram com o presidente Michel Temer com a seguinte frase: “Voto sim, com o relatório do PSDB”. Em São Paulo, por exemplo, onde os tucanos mais ligados a Geraldo Alckmin votaram contra o governo, o líder do PMDB, Baleia Rossi, foi além: disse que, pela estabilidade política e econômica, votava com o relatório do PSDB.
Por falar em Geraldo…
Se depender do PMDB, Geraldo Alckmin pode esquecer a campanha presidencial em 2018. Os peemedebistas estão pra lá de magoados com o descaso dos tucanos ligados ao governador, em especial, Sílvio Torres, apontado como o porta-voz de Alckmin no Congresso.
Ninguém sai
A base que permaneceu fiel a Michel Temer deseja a troca imediata de ministros tucanos. O presidente, porém, não mexerá com ninguém. Afinal, ainda vem muita turbulência até setembro.
Previdência ainda não dá
O resultado de ontem deixou claro que a reforma da Previdência não passa agora. Restará ao presidente inverter a pauta e puxar a tributária em primeiro lugar. Falta convencer a equipe econômica.
Ninguém perde a piada/ O deputado Aleluia (DEM-BA) aproveitou a foto do colega Wladimir Costa tatuado com a bandeira do Brasil e “Temer” para colocar no seu Instagram uma imagem do rosto do governador da Bahia, Rui Costa (PT), no corpo de Wladimir. Viralizou entre os baianos.
[FOTO2]
Na escada/ Dois médicos, Lelo Coimbra e Darcísio Perondi (foto), acompanharam Michel Temer à casa do deputado Fabinho, na noite de terça-feira, a pé, até o sexto andar, uma vez que o elevador quebrou. Da garagem ao térreo, o presidente subiu de uma tacada só. “Calma, Michel, espera a gente! Você está com fôlego de caminhada no Jaburu!”, disse Perondi.
Um pique só/ O presidente manteve o ritmo até o terceiro andar. Ali, deu uma parada. Afinal, não dava para chegar ofegante à conversa com os deputados. Ficaram por ali uns dois minutos, recuperando o fôlego. Depois, o presidente foi devagarinho e chegou sem dificuldades ao sexto andar.
Livros novos na praça/ Ontem foi a vez de o jornalista Mário Rosa lançar no Congresso Entre a glória e a vergonha, memórias de um consultor de crises. Hoje será a vez de Eumano Silva autografar seu mais novo livro, A Morte do diplomata, no Carpe Diem, da 104 Sul, às 19h.
Colaborou Paulo de Tarso Lyra
Blog da Denise publicado em 23 de janeiro de 2025, por Denise Rothenburg com Eduarda…
Zurique — Ao participar do Brazil Economic Forum, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha…
Blog da Denise publicado em 22 de janeiro de 2025, por Carlos Alexandre de Souza…
Blog da Denise publicado em 21 de janeiro de 2025, por Denise Rothenburg com Eduarda…
Ao abrir a reunião ministerial, o presidente Lula deu as indicações de que estará voltado…
Blog da Denise publicado em 19 de janeiro de 2025, por Denise Rothenburg com Eduarda…