Categorias: Eleições 2018

PSB se afasta de Ciro

Denise Rothenburg e Gabriela Vinhal

Uma resolução da direção nacional do PT definiu o apoio ao PSB em Pernambuco, Paraíba, Amapá e Amazonas, e ainda, ao PCdoB, no Maranhão. O mais traumático para os petistas foi Pernambuco, porque significa que a vereadora Marília Arraes não será mais candidata ao governo do estado. O PT pretende ainda formalizar o convite ao PROS para integrar a coligação nacional. O objetivo da reunião e da resolução é dar prioridade absoluta à candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Planalto (candidato que ninguém sabe sequer se conseguirá o registro, porque está condenado em segunda instância). Com esse gesto, porém, o PT atingiu um dos objetivos: Afastar o PSB do candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, e reforçar a liberação dos socialistas para apoiar presidenciáveis com viés de esquerda, o que, no fundo atende ao PT. Pelo menos, em sete dos nove estados do Nordeste, o PSB apoiará o candidato a presidente que o PT indicar. As exceções são Sergipe e Piauí. O governador do DF, Rodrigo Rollemberg, disse ao blog que continuará apoiando Ciro.

A retirada da candidatura de Marília foi jogo combinado entre PSB, PT e PCdoB, que lançou hoje oficialmente o nome de Manuela D’Ávila a presidente da República. O PSB, por sua vez, apoiará o PT em Minas Gerai, leia-se a reeleição de Fernando Pimentel, e retirará a candidatura de Márcio Lacerda ao governo mineiro. O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, acaba de convocar uma reunião para comunicar que a direção nacional petista aprovou o apoio à sua reeleição. Nacionalmente, entretanto, o PSB deverá indicar apoio aos candidatos do campo da esquerda, de forma a preservar aqueles que, como Rollemberg, desejam apoiar Ciro.

Resolução

O texto aprovado pela direção petista diz que pretende construir as condições políticas para que uma aliança progressista governe o país em 2019. “A direção do PT desenvolveu intenso diálogo com outros partidos, prioritariamente PSB e PCdoB, com os quais temos vínculos históricos”, diz o documento. Além do PSB e do PCdoB, mais três legendas assinaram um acordo com o PT, por meio de fundações partidárias, do manifesto programático Unidade para Reconstruir o Brasil. A candidatura de Marília Arraes, para o governo de Pernambuco, foi retirada para dar espaço a Paulo Câmara, um dos requisitos para firmar o apoio entre os dois partidos. Mais cedo, os socialistas que ainda estava indecisa sobre qual caminho seguir, decidiram manter a neutralidade. A ideia é que os diretórios estejam livres para fazer as próprias alianças. Ontem, Siqueira recebeu, na sede do partido em Brasília, Gleisi, o presidente do PDT, Carlos Lupi, e a presidente do PCdoB, Luciana Santos. Para negociar uma pauta única da esquerda em âmbito nacional nessas eleições. No entanto, o encontro não chegou a acordo algum.

Denise Rothenburg

Compartilhe
Publicado por
Denise Rothenburg

Posts recentes

Avaliação do STF piora entre deputados, mas melhora com senadoresAvaliação do STF piora entre deputados, mas melhora com senadores

Avaliação do STF piora entre deputados, mas melhora com senadores

A avaliação da Suprema Corte caiu entre os deputados e subiu entre os senadores, conforme…

16 horas atrás
Ainda é cedo para discutir anistiaAinda é cedo para discutir anistia

Ainda é cedo para discutir anistia

Coluna Brasília/DF, publicada em 28 de março de 2024, por Denise Rothenburg com Eduarda Esposito…

2 dias atrás
Missão de Eduardo ganha peso doisMissão de Eduardo ganha peso dois

Missão de Eduardo ganha peso dois

Coluna Brasília/DF, publicada em 27 de março de 2024, por Denise Rothenburg com Eduarda Esposito…

3 dias atrás

Julguem, mas não prendam

Coluna Brasília/DF, publicada em 26 de março de 2024, por Denise Rothenburg com Eduarda Esposito…

4 dias atrás

A parte de Lula nos latifúndios partidários

Coluna Brasília/DF, publicada em 25 de março de 2024, por Denise Rothenburg com Eduarda Esposito…

5 dias atrás

Tarcísio não crava candidatura em 2026, mas envia sinais

Coluna Brasília/DF, publicada em 23 de março de 2024, por Denise Rothenburg com Eduarda Esposito…

6 dias atrás