Categorias: coluna Brasília-DF

Esquerda dividida: PDT e PSB pretendem deixar de lado a hegemonia do PT

Coluna Brasília-DF/ Por Denise Rothenburg

A disputa da oposição

Enquanto o presidente eleito, Jair Bolsonaro, monta a equipe e conversa com os partidos de centro, os de esquerda se dividem entre o PT e os outros. O bloco capitaneado pelo PDT e PSB pretende deixar de lado a hegemonia petista nesse campo político. Os petistas reclamam de isolamento, mas, pelo andar da carruagem, apesar dos 47 milhões de votos de Fernando Haddad e da eleição da maior bancada, a avaliação geral dos partidos de centro-esquerda é a de que o ciclo do PT está esgotado.

Em tempo: a contar pelo raciocínio dos partidos de centro e centro-direita, essa avaliação de esgotamento do ciclo petista pode ser equivocada. Em conversas reservadas, os caciques dizem que a hora é de ajudar o presidente eleito, Jair Bolsonaro, para que dê tudo certo e o PT não tenha chance de uma volta triunfal em quatro anos.

O Sr. Energia

As estantes vazias ao fundo da sala do professor Luciano de Castro, que leciona na Universidade de Iowa, nos Estados, deram ontem a certeza de que ele já está com tudo pronto para voltar ao Brasil. Ele será o Czar do setor elétrico no governo Jair Bolsonaro. É hoje uma das maiores autoridades brasileiras nesse tema.

Vai dar ruim

Se o juiz Sérgio Moro sair hoje da casa do presidente eleito, Jair Bolsonaro, como futuro ministro da Justiça, há quem aposte que Luiz Inácio Lula da Silva vai deitar e rolar na audiência do próximo dia 14 de novembro e que o magistrado perderá a isenção inerente ao cargo que ocupa.

Marcação de estilo

As idas e vindas do presidente eleito, Jair Bolsonaro, sobre a fusão de ministérios só termina em dezembro. Até lá, as pressões e contrapressões continuam com força total. Há quem diga, inclusive, que essa discussão definirá o estilo: se bater o pé e não mexer em nada, poderá caracterizar autoritarismo. Recuar um pouco, faz parte de um governo marcado pelo diálogo e que aceita quando está errado. Ceder em tudo, entretanto, pode denotar fraqueza. Quem o conhece garante que ele ficará no meio-termo.

Enquanto isso, no STF…

Conforme antecipou a coluna Brasília-DF, o Supremo Tribunal Federal votou unido a favor da liminar da ministra Cármen Lúcia garantindo a liberdade de pensamento e de expressão nas universidades. Todos os atos que vieram nesse sentido, de assegurar a democracia, terão a aprovação geral.

Por falar em democracia…

Bolsonaro aproveitará a viagem a Brasília, na semana que vem, para reforçar a mensagem de paz e harmonia entre os Poderes. Da parte do presidente eleito, a ordem é tirar de cena qualquer vínculo do futuro governo à pecha de fascismo que opositores tentam lhe impor.

Renan na muda/ Reeleito, o senador Renan Calheiros (foto) disse à coluna que, “no momento”, não se coloca para disputar a Presidência do Senado. Como um bom político, primeiro vai sentir o terreno.

Marta na lida/ Embora não tenha se candidatado a um novo mandato, a senadora Marta Suplicy (MDB-SP) está disposta a ajudar Simone Tebet (MDB-MS), caso a líder deseje concorrer ao comando da Casa. Marta mantém uma boa interlocução com parte do PT e dos partidos de oposição.

Enquanto isso, no plenário…/ Chamou a atenção a conversa entre a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e o senador Aécio Neves, no plenário. Ambos serão deputados no ano que vem.

Recesso à frente/ O feriadão deve se prolongar para a semana que vem. É que em 7 de novembro termina o prazo para que parlamentares prestem contas dos gastos de campanha. Tem muita gente que será obrigada a ficar no estado para terminar esse serviço.

Humberto Rezende

Jornalista desde 1997.

Compartilhe
Publicado por
Humberto Rezende

Posts recentes

Não mexam com quem está quieto

Da coluna Brasília-DF publicado em 21 de novembro de 2024, por Denise Rothenburg Revelado o…

16 horas atrás

Tentativa de golpe provoca racha entre partidos conservadores

Os líderes de partidos mais conservadores se dividiram em relação aos reflexos políticas relacionados à…

1 dia atrás

De legados e fracassos

Da coluna Brasília-DF publicado em 19 de novembro de 2024, por Denise Rothenburg com Eduarda…

3 dias atrás

Galípolo baixa expectativas de juros do PT

  Da coluna Brasília-DF publicado em 17 de novembro de 2024, por Denise Rothenburg com…

4 dias atrás

Anistia é problema de Lira e vai para o fim da fila

Da coluna Brasília-DF publicado em 15 de novembro de 2024, por Denise Rothenburg com Eduarda…

7 dias atrás

“Quem quiser nosso apoio, que coloque anistia em pauta”

  Por Denise Rothenburg - A deputada Bia Kicis (PL-DF) afirma que o seu…

1 semana atrás