Categorias: Eleições 2018

Lula com Haddad e Manuela de vice para compor a chapa em setembro

Reunida em São Paulo, a cúpula do PCdoB terminou cedendo às pressões do PT por uma aliança ainda no primeiro turno e, no final da noite, comunicou aos petistas a retirada da candidatura de Manuela D’Ávila. A decisão foi tomada depois da promessa do PT de que, caso Lula não consiga levar a candidatura adiante, Fernando Haddad assumirá a cabeça de chapa e Manuela, a vaga de vice. O último prazo para mudança da chapa é 20 dias antes da eleição. Até lá, avisam os petistas e integrantes do PCdoB, Lula aparecerá ainda como candidato e Haddad no papel de vice. Mas o PCdoB estará coligado e sem candidato. O site vermelho, do PCdoB, já se antecipou e estampou há pouco uma foto de Lula e Manuela com a seguinte legenda: “Após fechada a aliança entre o PCdoB e o PT para a disputa presidencial, as direções receberam a indicação do presidente Lula de que a deputada Manuela D’Ávila deverá ser indicada como candidata a vice-presidente”.

O acordo entre os dois partidos deixa claro que o PT tem plena consciência de que Lula não será candidato. Até a solução do slogan “Lula com Haddad em letras garrafais indica que o partido fará a partir de agora todo um esforço para transferir os votos de Lula para Haddad. O líder do PT na Câmara, Paulo Pimenta, entretanto, não entrega os pontos. “Está confirmado que o PCdoB fará aliança conosco no primeiro turno. Mas nosso candidato é o Lula, Haddad é vice. Não está confirmado que Manuela será vice. Lá na frente, se não conseguirmos seguir com o presidente Lula, podemos discutir, mas isso não está fechado”, disse Pimenta ao blog.

A decisão de retirar a candidatura de Manuela foi para garantir a formatação do acordo entre os dois partidos ainda no primeiro turno. Caso Manuela mantivesse a candidatura, não seria possível compor a aliança dando o tempo de tevê do PCdoB e recursos do fundo eleitoral para uma parceria nesta eleição. E com a decisão do TSE, de encaminhar as chapas até o dia 6, não dava para esperar o dia 15, data do registro.

Agora, é arrumar a situação dos estados. Em Minas, por exemplo, a deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), que seria candidata ao Senado, caminha para ser candidata a vice-governadora na chapa de Fernando Pimentel à reeleição.

Denise Rothenburg

Compartilhe
Publicado por
Denise Rothenburg

Posts recentes

Avaliação do STF piora entre deputados, mas melhora com senadoresAvaliação do STF piora entre deputados, mas melhora com senadores

Avaliação do STF piora entre deputados, mas melhora com senadores

A avaliação da Suprema Corte caiu entre os deputados e subiu entre os senadores, conforme…

17 horas atrás
Ainda é cedo para discutir anistiaAinda é cedo para discutir anistia

Ainda é cedo para discutir anistia

Coluna Brasília/DF, publicada em 28 de março de 2024, por Denise Rothenburg com Eduarda Esposito…

2 dias atrás
Missão de Eduardo ganha peso doisMissão de Eduardo ganha peso dois

Missão de Eduardo ganha peso dois

Coluna Brasília/DF, publicada em 27 de março de 2024, por Denise Rothenburg com Eduarda Esposito…

3 dias atrás
Julguem, mas não prendamJulguem, mas não prendam

Julguem, mas não prendam

Coluna Brasília/DF, publicada em 26 de março de 2024, por Denise Rothenburg com Eduarda Esposito…

4 dias atrás
A parte de Lula nos latifúndios partidáriosA parte de Lula nos latifúndios partidários

A parte de Lula nos latifúndios partidários

Coluna Brasília/DF, publicada em 25 de março de 2024, por Denise Rothenburg com Eduarda Esposito…

5 dias atrás
Tarcísio não crava candidatura em 2026, mas envia sinaisTarcísio não crava candidatura em 2026, mas envia sinais

Tarcísio não crava candidatura em 2026, mas envia sinais

Coluna Brasília/DF, publicada em 23 de março de 2024, por Denise Rothenburg com Eduarda Esposito…

7 dias atrás