Categorias: Política

Os trabalhos de Flávio: falta apresentar um verdadeiro projeto de país

Flávio Bolsonaro

Da coluna Brasília-DF, por Denise Rothenburg

O primeiro desafio do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) enquanto pré-candidato a presidente da República é fazer com que os potenciais aliados acreditem que o projeto não se refere apenas à sua família. Até aqui, a maioria daqueles que Flávio pensa em atrair considera que o propósito da candidatura é muito mais manter a família em alta do que propriamente o bem comum ou o combate ao PT. Afinal, se o “bem comum” ou o combate ao PT fosse prioridade, o nome para concorrer seria o do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Se Flávio não conseguir mostrar que vai muito além do indulto ao ex-presidente Jair Bolsonaro, apresentando um verdadeiro projeto de país, não vai conseguir reaglutinar partidos e multidões que seu pai galvanizava em 2018.

Segure os nossos/ A estratégia da candidatura, aliás, é tentar manter o bolsonarismo vivo e nas mãos da família. Segue aquela máxima que o leitor da coluna já sabe: “Melhor perder liderando do que morrer liderado”. Desde que Bolsonaro ficou inelegível, Flávio trabalha para ser o representante do pai. Conseguiu. Se vai ampliar o bolsonarismo, e mantê-lo a ponto de chegar a uma vitória, isso ainda é uma incógnita.

Ministros incomodados no TCU…

Ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) disseram à coluna que não estão lá muito satisfeitos com essa insistência de Jhonatan de Jesus no caso Master. O pedido de inspeção no Banco Central é inédito. E, de mais a mais, Jhonatan virou ministro por obra e graça do Centrão, mais especificamente do PP presidido pelo senador Ciro Nogueira (PI).

… e fora dele

Em outras praças, não pegou bem uma acareação às vésperas da virada do ano. O ministro Dias Toffoli, porém, tirou o Banco Central da roda. Na avaliação de muitos, corrigiu um erro. Afinal, o investigado é o Banco Master e suas carteiras para lá de suspeitas — não o BC. O TCU, entretanto, para constrangimento de seus ministros, parece que extrapolou seu papel.

A consulta de Eduardo

O ex-deputado Eduardo Bolsonaro está em contato com advogados para ver o que pode ser feito em relação à determinação da Polícia Federal para que retorne ao trabalho de escrivão em Angra dos Reis (RJ). Sem salário e sem emprego, o ex-presidente, que mantém muito dinheiro em conta por causa da arrecadação feita por apoiadores, é quem deve arcar com as despesas do filho.

CURTIDAS

Planos/ Assim como os bolsonaristas, os petistas também estão de olho no Senado. Depois da Presidência da República, é a eleição majoritária que mais mobilizará os partidos. Mais até do que a de governadores.

A mudança de Eduardo Cunha/ O ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha, já mudou o seu domicílio eleitoral para Belo Horizonte. Será candidato a deputado federal. Falta definir o partido. Afinal, quem tem tempo, não tem pressa.

Não se mova/ A tendência é Filipe Martins, ex-assessor de Jair Bolsonaro, ficar mesmo preso no Paraná. Pelo menos, até que terminem todos os trâmites, ele não sai de lá.

Mariana Niederauer

Compartilhe
Publicado por
Mariana Niederauer

Posts recentes

Ataque à Venezuela, mais um reforço à polarização

Da coluna Brasília-DF, por Denise Rothenburg Os primeiros acordes dos oposicionistas brasileiros ao ataque dos…

7 horas atrás

Assédio sobre Lula

Coluna Brasília-DF publicada na sexta-feira, 26 de dezembro de 2025, por Luana Patriolino com Eduarda…

1 semana atrás

Vorcaro e PHC cara a cara

Coluna Brasília-DF publicada na quinta-feira, 25 de dezembro de 2025, por Luana Patriolino com Eduarda…

1 semana atrás

Tudo novo de novo

Coluna Brasília-DF publicada na quarta-feira, 24 de dezembro de 2025, por Luana Patriolino com Eduarda…

2 semanas atrás

Brasil conciliador

Coluna Brasília-DF publicada na terça-feira, 23 de dezembro de 2025, por Luana Patriolino com Eduarda…

2 semanas atrás

A data para Lula crescer

Da coluna Brasília-DF, por Denise Rothenburg (com Eduarda Esposito) Nas conversas da última semana, líderes…

2 semanas atrás