Categorias: coluna Brasília-DF

Janot abre o baralho de 2018

Os partidos aguardam apenas a lista a ser apresentada ainda nesta semana pelo procurador da República, Rodrigo Janot, para depurar as apostas para as eleições do ano que vem. Projetos nacionais e estaduais dependem dessa largada, uma vez que é no ano pré-eleitoral que os interessados fazem seus ensaios internos. O mais agitado nesse jogo é o PSDB. Ao lançar o governador Geraldo Alckmin como seu candidato para o ano que vem, o prefeito de São Paulo, João Doria, praticamente deixou o senador Aécio Neves na condição de número dois. É nesse trio que os tucanos jogarão em 2018. O DEM, por sua vez, aposta em Ronaldo Caiado. O PMDB, no comando do país e com uma cúpula partidária no leque de cartas de Rodrigo Janot, observa.
Em tempo: O presidente Michel Temer e o líder do partido, Baleia Rossi, têm feito muita questão de manter as melhores relações com o prefeito João Doria desde que o tucano venceu no primeiro turno em São Paulo. Como se diz por aí, em política, nada é por acaso.

E Rodrigo quer virar Jesus

Assim como Jesus Cristo multiplicou pães e peixes, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia e seus apóstolos da Mesa Diretora se preparam para multiplicar os cargos ainda nesta semana. Conforme adiantou esta coluna em 12 de fevereiro, vem por aí a multiplicação dos Cargos de Natureza Especial (CNEs). O milagre de Rodrigo vem travestido de transformação de funções comissionadas, destinadas aos servidores de carreira da Câmara, em CNEs, de livre provimento das excelências.

Só falta multiplicar o dinheiro…

A despesa vai aumentar? Claro. Só de auxílio-alimentação serão R$ 900,00 para cada novo CNE que sair dessa partilha das funções gratificadas em vários “ceeneezinhos”. Isso sem contar plano de saúde, material de consumo, computadores etc. Afinal, se não tiver um terminal de trabalho novo para cada contratado, é melhor chamar os caça-fantasmas.

Previdência

A base aliada começa a ficar mais acomodada com a aposentadoria aos 65 anos. Resta, entretanto, acertar a regra de transição. Esse é o ponto da proposta do governo que está mais difícil de a base acolher.

A batalha fiscal

Enquanto a Câmara analisa o novo regime fiscal dos estados, a bancada do Amazonas, capitaneada pelo senador Eduardo Braga (PMDB-AM), vai cobrar do presidente Michel Temer medidas mais atrativas para a Zona Franca de Manaus. O atual modelo, de incentivos fiscais sofre concorrência da zona franca paraguaia. É preciso criar um novo marco regulatório.

Conta de chegada

Advogados ligados ao PMDB têm feito todas as contas dos prazos para apreciação do processo que corre no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e apostam que, se tudo correr de acordo com os planos do partido, a ação que o PSDB moveu para cassar a chapa Dilma-Temer será julgada no finalzinho do mandato.

Relax ministerial I/ O ministro da Agricultura, Blairo Maggi (foto), tem um hobby que chamou a atenção de seus colegas de governo: Ele relaxa pilotando uma…. Colheitadeira em suas fazendas de soja no Mato Grosso.

Relax ministerial II/ A colheitadeira que Blairo usa não é qualquer uma. Tem cabine fechada com ar-condicionado. Coisa fina. Foi-se o tempo em que o campo era calor e poeira. ele fez até um selfie. Veja em https://www.youtube.com/watch?v=GlUlA9d2lXY

Em tempo de listas de Janot…/ Senadores de oposição tentam tirar do papel a proposta do senador Álvaro Dias que extingue o foro privilegiado. Reguffe (sem partido-DF) fez um levantamento e apontou que parlamentares não têm foro na Inglaterra, na Argentina, Chile, Estados Unidos, França, Itália e Alemanha. “o foro privilegiado é apenas fermento à impunidade”, diz ele.

Comportamento/ Depois da Globeleza aparecer em 2017 “vestida” com duas peças além da pintura, quem está acostumado a assistir o Domingão do Faustão notou que as dançarinas estão com roupas bem menos… ousadas. Reflexos de um país mais recatado ou prefeito evangélico no Rio de Janeiro?

Denise Rothenburg

Compartilhe
Publicado por
Denise Rothenburg

Posts recentes

Deputados federais e governador do Piauí se reúnem com Hugo Motta em Teresina

Por Eduarda Esposito — O deputado federal e candidato à presidência da Câmara dos Deputados Hugo Motta…

6 horas atrás

Não mexam com quem está quieto

Da coluna Brasília-DF publicado em 21 de novembro de 2024, por Denise Rothenburg Revelado o…

1 dia atrás

Tentativa de golpe provoca racha entre partidos conservadores

Os líderes de partidos mais conservadores se dividiram em relação aos reflexos políticas relacionados à…

2 dias atrás

De legados e fracassos

Da coluna Brasília-DF publicado em 19 de novembro de 2024, por Denise Rothenburg com Eduarda…

3 dias atrás

Galípolo baixa expectativas de juros do PT

  Da coluna Brasília-DF publicado em 17 de novembro de 2024, por Denise Rothenburg com…

5 dias atrás

Anistia é problema de Lira e vai para o fim da fila

Da coluna Brasília-DF publicado em 15 de novembro de 2024, por Denise Rothenburg com Eduarda…

1 semana atrás