Categorias: Política

Fundador da Oracle chama Amazon para a briga no mundo virtual

San Francisco, CA __ No que é conhecido como praticamente a abertura oficial da Oracle Open World em San Francisco, a palestra do co-fundador da empresa, Larry Ellison, abriu guerra contra a Amazon Web Services (AWS). Ao fazer o anúncio de seus novos produtos __ a segunda geração de OCI _ Oracle Cloud Infrastructure __ em vários slides ele comparou seus serviços com os do concorrente. Em especial, quando mencionava todas as suas plataformas de nuvem (que rodam e armazenam todos os serviços de aplicativos). Na Amazon, você é responsável pela configuração”, diz Ellison, ao alertar que, se houver perdas de dados, a empresa não será responsável. “A Oracle Generation 2 é responsável por essa configuração e prevenção de perdas”, diz Ellison.

Numa estratégia de marketing que tem tudo para dar certo, ele anunciou a nuvem e o sistema autônomo database “grátis” para desenvolvedores, estudantes e, ainda, para a Oracle Academia, onde os professores são orientados para levar o conhecimento à sala de aula e empresas (desde que nó seja em larga escala, caso de startups, por exemplo). O “always free”, que marcou o fim da uma hora de palestra de Larry Ellison, é vista como uma forma de atrair as pessoas-chaves do mercado. Afinal, se o desenvolvedor do aplicativo roda muito bem na plataforma Oracle, por que o usuário que pagará pelo serviço arriscará outra? É por aí que Ellison fará dinheiro, conforme análise de especialistas do setor.

Ellison garante que seus produtos têm muito mais segurança de dados do que os do concorrente. Citou ainda a Capital One, a holding de bancos atacada por um hacker que roubou dados de milhões de pessoas. Ellison não relacionou o hacker à AWS em sua palestra e nem precisava. Aquela plateia de mais de duas mil pessoas no auditório não perde um capítulo da novela da tecnologia e está cansada de saber que o hacker preso em agosto era trabalhador formal da Amazon. A oracle Open World termina na quinta-feira. Até lá, ao que tudo indica, novos capítulos dessa guerra virão.

Denise Rothenburg

Compartilhe
Publicado por
Denise Rothenburg

Posts recentes

Lula mexeu num vespeiro

Coluna Brasília-DF publicada na quinta-feira, 8 de janeiro de 2026, por Denise Rothenburg com Eduarda…

19 horas atrás

Defesa & ataque

Coluna Brasília-DF publicada na quarta-feira, 7 de janeiro de 2026, por Denise Rothenburg com Eduarda…

2 dias atrás

Ataque à Venezuela, mais um reforço à polarização

Coluna Brasília-DF publicada no domingo, 4 de janeiro de 2026, por Denise Rothenburg Os primeiros…

4 dias atrás

Os trabalhos de Flávio: falta apresentar um verdadeiro projeto de país

  Da coluna Brasília-DF, por Denise Rothenburg O primeiro desafio do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ)…

6 dias atrás

Assédio sobre Lula

Coluna Brasília-DF publicada na sexta-feira, 26 de dezembro de 2025, por Luana Patriolino com Eduarda…

2 semanas atrás