Categorias: coluna Brasília-DF

À espera de um milagre

A frase da presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, tirando de cena uma revisão imediata da prisão em segunda instância, serviu de senha para que o PT entrasse com o habeas corpus preventivo, prontamente negado pelo ministro Humberto Martins. Aliás, há quem diga que é bom Lula se preparar, porque sem habeas corpus e sem revisão da segunda instância, o ex-presidente fica meio de mãos atadas, a não ser que consiga o HC no STF.

» » »

Mesmo no STF, Lula não terá vida fácil e ele sabe disso. Tanto é que, em 4 de março de 2016, numa conversa dele captada pelos grampos da Polícia Federal, autorizados à época pela Justiça, Lula foi direto: “Temos uma Suprema Corte totalmente acovardada, um Superior Tribunal de Justiça totalmente acovardado, um parlamento totalmente acovardado, somente nos últimos tempos, o PT e o PC doB começaram a acordar, um presidente da Câmara f…, um presidente do Senado f…, não sei quantos parlamentares ameaçados, e fica todo mundo no compasso, achando que vai acontecer um milagre”. A resposta às frases foram dadas à época por um longo discurso do decano do Supremo, Celso de Mello. Lula, ao que tudo indica, realmente precisa de um milagre.

Sem reforma,
sem ministro

Quem não quiser votar a favor da reforma previdenciária não terá vaga disponível no ministério depois de 7 de abril, data-limite para afastamento dos ministros-candidatos. Essa é a última forma tirada das últimas reuniões governamentais
sobre os próximos passos em busca de votos.

“Eu estou dizendo aqui pro PT que não tem mais trégua, que não tem que ficar acreditando na luta jurídica, ou seja, nós temos que aproveitar a nossa militância e ir pra rua. Eu vou antecipar minha campanha pra 2018, vou acertar de viajar este país a partir da semana que vem e quero ver o que vai acontecer. Lamentavelmente, vai ser isso. Eu não vou ficar em casa parado”

Lula,
em 4 de março de 2016, numa conversa com Dilma Rousseff, captada pelos grampos da PF

Joaquim e o PSB

Se depender do presidente da Fundação João Mangabeira, Renato Casagrande, o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa será bem recebido no PSB, mas não com o compromisso de ser candidato a presidente da República.
Outros planos

Casagrande considera que “o PSB não pode deixar de considerar o gesto de Geraldo Alckmin em direção à candidatura de Márcio França em São Paulo. Temos que deixar essa opção à mesa”, disse.

Discretíssima/ A presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, chegou ao restaurante Piantella para o jantar do site Poder 360 num carro quase popular, sem ostentação. Apenas uma assessora e o motorista. Nada de carro preto, com bandeira verde-amarela e dezenas de seguranças.

Por falar em Cármen Lúcia…/ Ela não acredita em desarmonia entre os poderes. “Talvez com as tensões políticas, passe essa impressão, acho que até passa. Mas os poderes conversam normalmente.” E conversaram sobre o caso da quase ministra Cristiane? “Isso está sub judice. Não posso falar sobre isso”.

Por falar em Cristiane/ O ministro Humberto Martins (foto), que negou o pedido de habeas corpus de Lula, foi o mesmo que autorizou a posse de Cristiane Brasil, suspensa por Cármen Lúcia.

Enquanto isso, no Planalto… / O presidente Michel Temer confirmou presença na reabertura dos trabalhos do Supremo Tribunal Federal, marcada para amanhã, às 9h. Por causa do horário, é melhor a presidente Cármen Lúcia não esperar pelo senador José Serra (PSDB-SP). Para Serra, 9h é algo como 3 da matina.

Denise Rothenburg

Compartilhe
Publicado por
Denise Rothenburg

Posts recentes

Um Sidônio só não faz verão

Blog da Denise publicado em 18 de janeiro de 2024, por Denise Rothenburg Com a…

12 horas atrás

PT trabalha para segurar o PSB

Coluna Brasília/DF, publicada em 17 de janeiro de 2025, por Denise Rothenburg com Eduarda Esposito…

2 dias atrás

Tiraram o bode da sala

Coluna Brasília/DF, publicada em 16 de janeiro de 2025, por Denise Rothenburg com Eduarda Esposito…

3 dias atrás

A disputa pelo discurso da democracia

Coluna Brasília/DF, publicada em 15 de janeiro de 2025, por Denise Rothenburg com Eduarda Esposito…

4 dias atrás

As apostas de Lula

Coluna Brasília/DF, publicada em 14 de janeiro de 2025, por Denise Rothenburg com Eduarda Esposito…

5 dias atrás

Supersalários no Judiciário: 93% dos magistrados brasileiros receberam acima do teto

Coluna Brasília/DF, publicada em 12 de janeiro de 2025, por Denise Rothenburg com Eduarda Esposito…

7 dias atrás