Categorias: coluna Brasília-DF

“Dualidade institucional” à frente

A possibilidade de a presidente Dilma Rousseff permanecer no Palácio da Alvorada, no caso de a Câmara dar licença para que o Senado a processe, deixou alguns aliados esperançosos de que nem tudo esteja perdido. De lá, avaliam alguns, ela tem condições de continuar falando como presidente, deixando Michel Temer como “o interino”. Assim, no papel de chefe da nação, ficará nas mãos de Temer a obrigação de propor medidas impopulares e mostrar rapidamente a que veio. A aposta dos petistas, entretanto, é a de que o peemedebista não terá a mesma sorte de Itamar Franco, que, em 1992, substituiu Fernando Collor e fez o sucessor. Temer terá oposição forte. E de dentro do Alvorada.

» » »

Em tempo: o fato de alguns petistas trabalharem com o dia seguinte significa que até eles consideram que a batalha da Câmara está mais para os oposicionistas do que para a presidente.

Primeiro-ministro?
O senador José Serra (PSDB-SP) passou horas reunido com o vice-presidente Michel Temer na noite de quarta-feira. É hoje um dos principais conselheiros de Temer no quesito gestão governamental e medidas econômicas.

Cunha “herói”
Assim alguns parlamentares se referiam ontem ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A aposta é a de que ele agora, com maioria no Conselho de Ética, lutará para terminar o mandato de presidente da Casa e, por tabela, fazer o sucessor, com ou sem conta na Suíça. Alguns peemedebistas, entretanto, dizem que a briga com o presidente da Casa recomeça na segunda-feira. Não querem nada que possa tirar o verniz de Michel Temer.

Fator tratamento
Os deputados ontem comentavam as diferenças de trato que recebem de Michel Temer e o que recebiam (isso mesmo, eles usam o verbo no passado) de Dilma. Michel recebe os interlocutores e, à saída, faz questão de escoltá-los até a porta, sempre cheio de referências. Também atende o telefone. Dilma só recebia a maioria deles nos almoços coletivos. Telefone, nem pensar.

Por falar em Conselho de Ética…
Tia Eron (PRB-BA), substituta de Fausto Pinato na vaga do PRB no Conselho de Ética, postou uma notícia em seu site no dia da posse de Eduardo Cunha na Câmara com o título “Tia Eron vibra com a eleição de Eduardo Cunha”. O registro já está nas mãos dos adversários de Cunha.

CURTIDAS

Ensaio geral/ Michel Temer já começou a treinar o uso do teleprompter de acrílico. Tem ensaiado o estilo do pronunciamento à nação. O primeiro foi o vídeo enviado ao seminário em Lisboa. Vai continuar as lições nos próximos dias.

Em nome do pai/ O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), conversou com o deputado Zequinha Sarney (PV) e chegou até mesmo a oferecer uma participação no governo, caso o deputado vote contra o impeachment. “Nem… Se eu aceito uma coisa dessas, meu pai briga comigo!”, respondeu. Sabe como é: no Maranhão, a família Sarney e Flávio Dino (foto) não se misturam.

Em nome do partido/ O ex-presidente Lula ofereceu ao deputado José Reinaldo Tavares (PSB-MA) a vaga de candidato a senador em 2018 caso ele vote contra o impeachment. Zé Reinaldo disse não. Já está comprometido com o partido.

Pensando bem…/ Quando deputado diz que não quer ser candidato ao Senado e outros recusam cargos, é sinal de que a situação, realmente, parece de fim de festa.

Denise Rothenburg

Compartilhe
Publicado por
Denise Rothenburg

Posts recentes

Um Sidônio só não faz verão

Blog da Denise publicado em 18 de janeiro de 2024, por Denise Rothenburg Com a…

4 horas atrás

PT trabalha para segurar o PSB

Coluna Brasília/DF, publicada em 17 de janeiro de 2025, por Denise Rothenburg com Eduarda Esposito…

1 dia atrás

Tiraram o bode da sala

Coluna Brasília/DF, publicada em 16 de janeiro de 2025, por Denise Rothenburg com Eduarda Esposito…

2 dias atrás

A disputa pelo discurso da democracia

Coluna Brasília/DF, publicada em 15 de janeiro de 2025, por Denise Rothenburg com Eduarda Esposito…

3 dias atrás

As apostas de Lula

Coluna Brasília/DF, publicada em 14 de janeiro de 2025, por Denise Rothenburg com Eduarda Esposito…

4 dias atrás

Supersalários no Judiciário: 93% dos magistrados brasileiros receberam acima do teto

Coluna Brasília/DF, publicada em 12 de janeiro de 2025, por Denise Rothenburg com Eduarda Esposito…

7 dias atrás