Categorias: Política

Câmara tem um candidato vingativo, um governista e um desconhecido

Por Denise Rothenburg — Em conversas reservadas, os governistas traçam o perfil dos três pré-candidatos a presidente que estão na pista atualmente para explicar por que Hugo Motta tem chances. O líder do União Brasil, Elmar Nascimento, é apontado como “aquele que se vinga”. E já o fez contra Rodrigo Maia. Em 2020, Maia havia prometido fazer de Elmar Nascimento presidente da Comissão Mista de Orçamento.

Além da pandemia, foi tanta confusão que a CMO só foi instalada em 2021, depois da eleição de Lira. Algumas semanas antes da primeira eleição de Arthur, o antigo DEM de Elmar saiu da campanha do candidato Baleia Rossi (MDB). Oficialmente, ficou neutro, mas Elmar Nascimento liderou o movimento de apoio a Lira. Essa posição foi atribuída ao fato de Rodrigo Maia não ter feito de Elmar presidente da CMO. Agora, ao que tudo indica, vai querer se vingar de Lira.

E os demais…/ Antonio Brito, do PSD, é visto como alguém tão leve no trato que pode ser mais alinhado ao governo do que a Casa deseja. Além disso, a ascensão de Brito seria mais poder para o presidente do partido, Gilberto Kassab. Por fim, Hugo Motta, o mais novo, ainda acumula pouco tempo de holofotes para qualquer avaliação mais profunda. Não tem arestas, tem muitos amigos e deve seguir a mesma toada de Lira. Essa é a largada da temporada eleitoral que está apenas começando. Ninguém ganha eleição de véspera.

Vale lembrar/ A CMO, naquela temporada, só foi instalada em fevereiro de 2021, e terminou nas mãos de Flávia Arruda, que era do PP de Arthur Lira e tinha o apoio do centrão.

—-

Até aqui, deu água

O ex-presidente Jair Bolsonaro continua seu périplo pelo país em apoio aos candidatos do PL. Mas ainda não conseguiu emplacar o sonho de formar uma grande onda pela sua anistia e liberação para concorrer em 2026. Os candidatos dele têm se dedicado aos temas locais.

—-

Mais um ponto contra

O prazo que o Supremo Tribunal Federal deu para que os parlamentares votassem a desoneração da folha em plena campanha eleitoral nos municípios, o que foi feito esta semana, é mais um tema que deixou os congressistas irritados com a Corte. Aos poucos, o caldo vai engrossando e há um receio de que Arthur Lira não consiga segurar.

—-

Curtidas

Enquanto isso, em Paris…/ Saem os atletas paralímpicos, chegam os empresários. O grupo Líderes Empresariais (LIDE), do ex-governador João Doria (foto), levou uma comitiva de 35 CEOs dos mais diversos setores para um encontro com o presidente Emmanuel Macron, no Palácio Élysée. “Macron tratou de temas bilaterais dos mais variados aspectos, tanto na agroindústria, quanto em tecnologia, pesquisa, inovação, defesa, segurança aeroespacial e turismo. Foi um show de conhecimento e carinho pelo Brasil”, conta Doria.

… Brasil ganha aliado/ Doria mencionou ainda que Macron defendeu a entrada do Brasil na OCDE. A COP30 e o fato de o Brasil ter, ainda hoje, mais de 60% de sua cobertura vegetal original e 90% de fontes renováveis de energia foi um ponto ressaltado pelos empresários, interessados em investimentos franceses no Brasil. “A COP30 no Brasil será um momento decisivo (…). O mundo inteiro passará a olhar o Brasil de uma maneira diferente. Tem que parar essa visão imperialista do mundo do Norte. Nós, que estamos no Hemisfério Sul, temos que ter reconhecimento para o que estamos fazendo”, afirma o CEO da Cidade Matarazzo, Alex Allard.

Primeiros passos/ A entrevista de Ricardo Cappelli ao Podcast do Correio foi recebida, no PSB, como o primeiro grande ensaio do presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial rumo a uma candidatura ao Governo do Distrito Federal. Estava acompanhado de Valdir Oliveira, que já o apresentou como o nome do partido para a campanha.

Só dá Tereza/ A campanha da candidata à reeleição em Campo Grande, Adriane Lopes (PP), tem mostrado mais a senadora Tereza Cristina do que a prefeita. Repete o que muitos candidatos a vereador no Rio de Janeiro têm feito em relação a Jair Bolsonaro.

talitadesouza

Posts recentes

O papel de Michelle no jogo eleitoral

Blog da Denise publicado em 19 de janeiro de 2025, por Denise Rothenburg  O destaque…

15 horas atrás

Um Sidônio só não faz verão

Blog da Denise publicado em 18 de janeiro de 2024, por Denise Rothenburg Com a…

2 dias atrás

PT trabalha para segurar o PSB

Coluna Brasília/DF, publicada em 17 de janeiro de 2025, por Denise Rothenburg com Eduarda Esposito…

3 dias atrás

Tiraram o bode da sala

Coluna Brasília/DF, publicada em 16 de janeiro de 2025, por Denise Rothenburg com Eduarda Esposito…

4 dias atrás

A disputa pelo discurso da democracia

Coluna Brasília/DF, publicada em 15 de janeiro de 2025, por Denise Rothenburg com Eduarda Esposito…

5 dias atrás

As apostas de Lula

Coluna Brasília/DF, publicada em 14 de janeiro de 2025, por Denise Rothenburg com Eduarda Esposito…

6 dias atrás