Categorias: Lava Jato

Para advogados, operação contra Serra tem relação com disputa interna do MP

O senador José Serra não estava em casa quando os agentes da Polícia Federal chegaram à sua casa. Com problemas de saúde, ele está no litoral, junto com a família, desde o início da pandemia. Os advogados tiveram que correr atrás de uma cópia do processo hoje cedo, para entender o que estava acontecendo. O caso que eles acompanhavam de perto era aquele que chegou a ter uma parte arquivada há alguns anos, com uma outra parte remetida para a Justiça Eleitoral, em São Paulo.

Nos bastidores, advogados atribuem a ação à disputa interna no Ministério Público, uma vez que muitas denúncias já estavam arquivadas. Porém, as pontas que não estavam completamente arquivadas, agora, voltam à ribalta, fruto de investigações que, segundo o MP, envolveram inclusive o rastreamento de offshores e de recursos no exterior no braço da Lava-Jato em São Paulo que, até aqui, não tinha um núcleo político totalmente exposto, enquanto em outras praças as investigações tiveram um desfecho mais célere.

Delação da Odebrecht

A operação é um desdobramento ainda da delação da Odebrecht, na parte relativa às obras do rodoanel de São Paulo. O caso se arrasta há anos, inclusive com o auxílio de agentes na Suíça. Em 18 de janeiro do ano passado, as autoridades suíças liberaram a transferência de extratos bancários relativos a movimentações financeiras que poderiam esclarecer quem pagou e quem recebeu recursos em contas elencadas no processo envolvendo o caso que hoje é objeto de busca e apreensão. À época, os advogados reclamaram que esse processo já estava arquivado no Supremo Tribunal Federal, inclusive com a “extinção de punibilidade” de Serra e do ex-deputado Ronaldo César Coelho, também alvo da operação de hoje. Parte dos autos foi remetida à Justiça Eleitoral de São Paulo, para apuração relacionada às campanhas.

O presidente do PSDB, Bruno Araújo, soltou uma nota logo cedo, em que reforça a confiança no senador e na Justiça: “O PSDB acredita no sistema judicial do país e defende as apurações na utilização de recursos públicos, ao mesmo tempo em que confia na história do senador José Serra e no devido esclarecimento dos fatos”.

Atualização: Há pouco, a assessoria do senador soltou a seguinte nota:

“Causa estranheza e indignação a ação deflagrada pela Força Tarefa da Lava Jato de São Paulo na manhã desta sexta-feira (3) em endereços ligados ao senador José Serra. Em meio à pandemia da Covid-19, em uma ação completamente desarrazoada, a operação realizou busca e apreensão com base em fatos antigos e prescritos e após denúncia já feita, o que comprova falta de urgência e de lastro probatório da Acusação.

É lamentável que medidas invasivas e agressivas como a de hoje sejam feitas sem o respeito à Lei e à decisão já tomada no caso pela Suprema Corte, em movimento ilegal que busca constranger e expor um senador da República.

O Senador José Serra reforça a licitude dos seus atos e a integridade que sempre permeou sua vida pública. Ele mantém sua confiança na Justiça brasileira, esperando que os fatos sejam esclarecidos e as arbitrariedades cometidas devidamente apuradas.

*Assessoria de Comunicação*
*Senador José Serra (PSDB/SP)*”

Denise Rothenburg

Posts recentes

Não mexam com quem está quieto

Da coluna Brasília-DF publicado em 21 de novembro de 2024, por Denise Rothenburg Revelado o…

22 horas atrás

Tentativa de golpe provoca racha entre partidos conservadores

Os líderes de partidos mais conservadores se dividiram em relação aos reflexos políticas relacionados à…

2 dias atrás

De legados e fracassos

Da coluna Brasília-DF publicado em 19 de novembro de 2024, por Denise Rothenburg com Eduarda…

3 dias atrás

Galípolo baixa expectativas de juros do PT

  Da coluna Brasília-DF publicado em 17 de novembro de 2024, por Denise Rothenburg com…

5 dias atrás

Anistia é problema de Lira e vai para o fim da fila

Da coluna Brasília-DF publicado em 15 de novembro de 2024, por Denise Rothenburg com Eduarda…

7 dias atrás

“Quem quiser nosso apoio, que coloque anistia em pauta”

  Por Denise Rothenburg - A deputada Bia Kicis (PL-DF) afirma que o seu…

1 semana atrás