CBNFOT290720190339 Foto: Fernando Bizerra/Agencia Senado Sede BB

Com novo edital iminente, relembre detalhes do último concurso BBTS

Publicado em Concursos, Concursos Públicos, Sem categoria

O último concurso do BB Tecnologia e Serviços (BBTS) para área de Tecnologia foi realizado em 2015. O novo certame já está com banca definida e publicação do edital é iminente

O novo certame do Banco do Brasil Tecnologia e Serviços (BBTS) será organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O extrato de contrato foi publicado no Diário Oficial da União em 12 de setembro. Com a publicação do documento, a expectativa é que o edital seja publicado em breve. De acordo com a Portaria nº 15.964, de 6 de julho de 2020, a seleção ofertará 3.205 vagas para a área de Tecnologia.

O último concurso realizado pela BBTS foi realizado em 2015. Na época, as vagas foram destinadas aos cargos de analista de operações, técnico de operações (especialidade de equipamentos) e técnico administrativo (área administrativa). Veja aqui os requisitos exigidos neste concurso.

Confira detalhes do último edital:

Atribuições

O edital trouxe como responsabilidades para o cargo de técnico de operações — equipamento: Atuar em serviços e procedimentos de instalação, de configuração, de atualização, de manutenção de TAA (terminal de autoatendimento), de processamento de dados, de dispositivos eletroeletrônicos, de drivers, de dispositivos eletromecânicos, de impressoras, de micro computadores, de nobreaks, de roteadores, de switches, de sistemas de segurança eletrônica (central de alarme e controle de acesso), de CFTV (circuito fechado de televisão), de PGDM (porta giratória detector de metais), de eclusas e demais componentes que integrem a infraestrutura bancária. Realizar o cadastramento de licenças, a manutenção e a reorganização na infraestrutura e sustentação a ambientes de redes e demais tecnologias, utilitários e equipamentos. Executar atividades de suporte em ambientes de operação, visando a continuidade do processo produtivo e a conservação de equipamentos, instalações e materiais. Monitorar e controlar recursos tecnológicos, entre outras.

Já o cargo de técnico administrativo — administrativo tem as seguintes atribuições: Prestar apoio administrativo e técnico nas áreas de recursos humanos, administração, contabilidade, finanças, logística e de assistência técnica. Elaborar relatórios, documentos, textos, gráficos e planilhas. Executar atividades de mapeamento e de controle de processos. Elaborar os procedimentos inerentes aos processos administrativos e técnicos da Companhia. Controlar estoques. Efetuar monitoração de instalações físicas, de equipamentos e de sistemas. Atuar preventiva e corretivamente visando a solução de inconsistências e não conformidades. Executar outras atividades administrativas inerentes ao conteúdo ocupacional do cargo, compatíveis às peculiaridades da BBTS.

São alguma atribuições do analista de operações: Requisitos e Testes de Software: Atuar no relacionamento com o cliente, estudando e conhecendo profundamente o seu negócio. Analisar as necessidades dos clientes e a viabilidade da solução de software; Elicitar fluxos e regras de negócio envolvidas nas necessidades dos clientes; Definir, documentar e divulgar o escopo funcional da solução de software; Elaborar casos de uso e diagramas UML; Analisar processos de negócio para identificar funcionalidades novas ou derivadas para software; Estimar tamanho e esforço de desenvolvimento ou manutenção de software.

O cargo de analista de operações – desenvolvimento (Mainframe) tem as seguintes responsabilidades: Realizar testes unitários, testes de integração e testes de sistemas, evidenciando os resultados dos testes nos documentos previstos pela empresa; Acompanhar e corrigir erros identificados; Realizar o atendimento a usuários; Elaborar Modelagem de Dados; Homologar aplicações; Produzir manuais de operação das aplicações; Realizar reuniões técnicas; Estabelecer e assegurar os níveis de qualidade dos sistemas de informação; Participar de atividades de consultoria, suporte técnico e capacitação de usuários e desenvolvedores, zelando pela qualidade do atendimento em sua área de atuação; entre outras.

Já a função de analista de operações – desenvolvimento (Plataforma Baixa): Realizar atividades de análise, levantamento de requisitos e diagnóstico das necessidades dos usuários; Elaborar projetos de páginas para internet e intranet; Especificar diagramas de casos de uso, 46/53 utilizando artefatos definidos na metodologia; Construir protótipos de telas; Elaborar, implementar e testar os códigos de programas, de acordo com o plano de teste dos sistemas e utilizando padrões de desenvolvimento; Produzir documentação necessária para o sistema e os usuários dos sistemas; Prestar assessoria técnica quanto a prazos, recursos e alternativas de desenvolvimento de sistemas, efetuando a prospecção, análise e implementação de novas ferramentas de desenvolvimento; Realizar treinamentos relativos à utilização dos sistemas de informação, ferramentas de acesso e manipulação de dados, entre outras.

O cargo de analista de operações – desenvolvimento (Mobile): Realizar atividades de análise, levantamento de requisitos e diagnóstico das necessidades dos usuários; Especificar diagramas de casos de uso, utilizando artefatos definidos na metodologia; Modelar sistemas utilizando UML; Construir protótipos de telas; Elaborar, implementar e testar os códigos de programas, de acordo com o plano de teste dos sistemas e utilizando padrões de desenvolvimento; Produzir documentação necessária para o sistema e os usuários dos sistemas; Prestar assessoria técnica quanto a prazos, recursos e alternativas de desenvolvimento de sistemas, efetuando a prospecção, análise e implementação de novas ferramentas de desenvolvimento; Realizar treinamentos relativos à utilização dos sistemas de informação, ferramentas de acesso e manipulação de dados; Realizar manutenções e adequações necessárias ao bom funcionamento dos sistemas; Acompanhar e avaliar o desempenho dos sistemas implantados, identificando e providenciando as medidas corretivas competentes; Desenvolver análise de sistemas de informações; Administrar os componentes reusáveis e repositórios; Certificar e inspecionar os modelos e códigos de sistemas; Elaborar e manter o modelo corporativo de dados; Administrar os dados; Implementar banco de dados, entre outras.

São algumas das atribuições do analista de operações – desenvolvimento (ERP):Elaborar e manter o modelo corporativo de dados; Administrar os dados; Implementar banco de dados; Realizar modelagem de dados; Realizar elaboração técnica de modelos para integração de sistemas; Planejar construção do ambiente de testes e tipos de testes adotados; Executar rotinas de testes globais; Elaborar cenários, casos de testes e relatório de testes; Executar testes funcionais/não-funcionais/integração de sistema; Elaborar algoritmos para automatização de testes; Elaborar especificações técnicas de bens e serviços de tecnologia da informação relacionados a sua área de atuação; Disponibilizar informações de apoio a decisões estratégicas.

O cargo de analista de operações – processos de TI tem as seguintes atribuições: Analisar, definir, documentar e divulgar processos de Governança corporativa de TI; Elaborar plano de trabalho; Registrar reuniões com pauta e ata; Produzir documentação necessária para realização de procedimentos operacionais e normatização técnica; Prestar assessoria técnica quanto a gerenciamento de processos e serviços de TI; Realizar reuniões técnicas; Participar de atividades de consultoria, suporte técnico e capacitação de usuários e desenvolvedores, zelando pela qualidade do
atendimento em sua área de atuação; Elaborar cenários, planejamentos estratégicos e planos táticos; Elaborar especificações técnicas de bens e serviços de tecnologia da informação relacionados a sua área de atuação; Disponibilizar informações de apoio a decisões estratégicas. Elaborar projetos relacionados ao gerenciamento de serviços de TI; elaborar planos de acompanhamento e controle da produção de serviços de TI; identificar pontos de sobrecarga e apresentar soluções para adequação e balanceamento do ambiente produtivo; planejar a capacidade e a evolução do ambiente operacional, entre outras.

O cargo de analista de operações – Infraestrutura e Sistema Operacional é responsável por: Analisar, avaliar e especificar as necessidades de hardware, software básico e ferramentas de apoio; definir configuração e estrutura de ambientes operacionais; definir procedimentos de instalação, customização e manutenção de software básico e ferramentas de apoio; analisar e projetar o desempenho de ambientes operacionais e de serviços; analisar a utilização dos recursos de software e hardware; elaborar o plano de capacidade de ambientes operacionais e de serviços; prestar consultoria e suporte técnico para aquisição, implantação e uso adequado de recursos de hardware e software; prospectar, avaliar e implementar novos recursos de hardware e software; viabilizar a instalação de novas aplicações no ambiente operacional; avaliar riscos e verificar conformidades no ambiente operacional; definir e implementar os procedimentos de segurança do ambiente operacional; e projetar e definir tecnologia, topologia e a configuração de centro de dados.

São atribuições do cargo de analista de operações – Redes, Telecom e Segurança: Analisar, projetar e definir tecnologia, topologia e configuração de rede de computadores e sistemas de comunicação; avaliar, especificar, dimensionar e valorar recursos e serviços de comunicação de dados; elaborar procedimentos para instalação, customização e manutenção dos recursos de rede; analisar problemas no ambiente operacional de rede e definir procedimentos para correção; analisar a utilização e o desempenho das redes de computadores e sistemas de comunicação, implementar ações de melhoria e planejar a evolução da rede; prestar suporte técnico e consultoria quanto à aquisição, à implantação e ao uso adequado dos recursos de rede; prospectar, analisar e implementar novas ferramentas e recursos de rede; viabilizar a instalação de novos serviços e aplicações em ambiente operacional de rede; desenvolver e customizar soluções para administração, gerenciamento e disponibilização de serviços de rede; definir e implementar os procedimentos de segurança do ambiente de rede; e prestar suporte técnico e consultoria, relativos à segurança dos serviços de rede.

Por fim, o cargo de analista de operações – Modelagem/Administração Banco de Dados possui as seguintes atribuições: Analisar, projetar, definir tecnologia e topologia e configura de Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados (SGBD); avaliar, especificar, dimensionar e valorar recursos e serviços de Banco de Dados; elaborar procedimentos para instalação, customização e manutenção dos Banco de Dados; analisar problemas no ambiente operacional de banco de dados e definir procedimentos para correção; analisar a utilização e o desempenho dos SGBDs, implementar ações de melhoria e planejar a evolução de banco de dados; prestar suporte técnico e consultoria quanto à aquisição, à implantação e ao uso adequado dos recursos de SGBD; prospectar, analisar e implementar novas ferramentas e recursos de SGBD; viabilizar a instalação de novos serviços e aplicações em ambiente operacional de banco de dados; desenvolver e customizar soluções para administração, gerenciamento e disponibilização de serviços de banco de dados; definir e implementar os procedimentos de segurança do ambiente de banco de dados; e prestar suporte técnico e consultoria, relativos à segurança na administração de dados.

Renumeração

Valor do salário ofertado naquela época variou de R$ 1.470,44 a R$ 3.823,12. A remuneração era acrescida de auxílio-creche, vale transporte, e plano de saúde, quem for aprovado ainda recebe vale-alimentação no valor de R$ 849,36. O regime de contratação é regido pela Consolidação das Lei do Trabalho (CLT).

Etapas

A seleção compreendeu exame de qualificação técnica, de caráter classificatório e eliminatório, para aferir conhecimentos e habilidades, mediante aplicação de prova objetiva. Para os cargos de nível superior foi acrescido a prova de títulos, de caráter classificatório.

A Prova Objetiva teve duração de quatro horas e conteve  questões de múltipla escolha, conforme disciplinas constantes no edital. “Para o candidato concorrente aos cargos de nível superior será considerado habilitado na Prova Objetiva o candidato que obtiver no mínimo 50 % dos pontos totais da prova, no mínimo 20% da prova objetiva de conhecimento básico e for classificado para a Prova de Títulos, de acordo com o quantitativo estabelecido no subitem 11.2”, afirmava o documento.

O certame também foi composto por etapas de responsabilidade da própria autarquia sendo elas:

  • Entrega de documentos para verificação (Eliminatório);
  • Exame Médico – Pré-admissional (Eliminatório).

*Estagiária sob supervisão de Ronayre Nunes