Blog da Denise publicado em 20 de dezembro de 2024, por Denise Rothenburg com Eduarda Esposito
Uma promessa de liberação de emendas da ordem de R$ 5 milhões por parlamentar e a suspensão do trabalho das comissões esta semana foram cruciais para que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e os líderes partidários aliados conseguissem fechar as contas para aprovar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que faz parte do pacote de contenção de gastos. Simplesmente, não houve tempo hábil para que muitas comissões fechassem suas emendas e, assim, os líderes puderam fazer essas concessões.
Em Orçamento, tudo é longo prazo/ Resta saber se, em fevereiro, quando as excelências voltam do recesso para votar o Orçamento de 2025, a turma das comissões não vai chiar, reclamando que cabe a esses colegiados e não ao conjunto dos líderes indicar os beneficiários das emendas.
A novela segue em 2025…
Com o pacote de gastos desidratado, o governo vai entrar no ano que vem com os mesmos problemas fiscais que tentou resolver este ano, sem sucesso. Deficit zero, nem nos sonhos do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
…com Galípolo sob os holofotes
A contar pela harmonia que o futuro presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, e Roberto Campos Neto, o atual, mostraram ontem, perde força o discurso do PT, de culpar a autoridade monetária pelas agruras relacionadas a juros altos e câmbio. Daqui para frente, não tem mais ninguém no papel de “infiltrado” que os petistas deram a Campos Neto.
Por falar em sonho…
Está a maior discussão no Planalto sobre a campanha publicitária a respeito da isenção de Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil. A ideia, porém, pode dar errado. No início do ano, é quando as famílias começam a se preparar para acertar as contas com o leão do Imposto de Receita. E as pessoas podem se confundir, ao ver uma propaganda de isenção de imposto, sendo que elas não terão essa isenção em 2025. Há quem defenda que é melhor deixar a propaganda para depois de abril. Até o início da votação do projeto que incluía o Fundo Constitucional do Distrito Federal, havia dúvida se o PT iria pedir um destaque para tentar repor a mudança na correção do FCDF no pacote fiscal. “Ficará feio para eles, né?”, comentou à coluna o senador Izalci Lucas (PL-DF). No final, o PT não apresentou e o fundo foi preservado na Casa.
Até o último segundo
Mesmo com a resposta do líder do PT, Odair Cunha (MG), os deputados do DF, Erika Kokay (PT), Bia Kicis (PL), Rafael Prudente (MDB) e Julio Cesar Ribeiro (Republicanos) (foto), ficaram em frente à tribuna, ouvindo o relator do projeto, Isnaldo Bulhões (MDB-AL), ler o relatório e confirmar que o FCDF não seria impactado.
CURTIDAS
Síndrome de Estocolmo/ O líder do União Brasil, Elmar Nascimento (BA), ajudou na busca de votos para aprovar o pacote de contenção de gastos. Em conversas reservadas, deputados brincavam que ele está igual a um sequestrado que se apaixona pelo sequestrador. Lira não ajudou Elmar a virar candidato a presidente da Câmara e agora auxilia o alagoano a ficar bem com o Poder Executivo.
Por falar em Executivo…/ Aliados de Lira não querem que ele seja ministro de Lula. Preferem que ele fique na Câmara, comandando as emendas parlamentares nos bastidores. Afinal, é a equipe dele que conhece o modus operandi.
Vai que é tua!/ Parte da sessão que votou o pacote de corte de gastos foi presidida pela deputada Maria do Rosário (PT-RS). A ideia de alguns partidos era deixar o PT de Lula com a cara à mostra na hora de apreciar medidas impopulares. Lira arrumou os votos, mas quem propôs foi o governo.
Por falar em governo…/ Lula dará uma série de recados ao mercado em seu discurso na reunião ministerial que fará. E, segundo auxiliares, deve subir o tom em relação à entrevista que deu ao Fantástico no último domingo.
Pausa/ Uma folguinha para aliviar a mente. Volto para receber 2025 ao lado dos leitores do Correio. Um Natal de muita saúde e harmonia para todos. Neste período, a coluna estará a cargo do editor, Carlos Alexandre de Souza, e de Eduarda Esposito.
Blog da Denise publicado em 26 de dezembro de 2024, por Carlos Alexandre de Souza…
Blog da Denise publicado em 25 de dezembro de 2024, por Carlos Alexandre de Souza…
Blog da Denise publicado em 24 de dezembro de 2024, por Carlos Alexandre de Souza…
Blog da Denise publicado em 22 de dezembro de 2024, por Carlos Alexandre de Souza…
Blog da Denise publicado em 19 de dezembro de 2024, por Denise Rothenburg com Eduarda…
Denise Rothenburg e Eduarda Esposito Parlamentares ouvidos pela coluna informaram que já existe um…