Petrópolis é o Brasil que vai desmanchando

Publicado em ÍNTEGRA

VISTO, LIDO E OUVIDO, criada por Ari Cunha (In memoriam)

Desde 1960, com Circe Cunha e Mamfil – Manoel de Andrade

jornalistacircecunha@gmail.com

Facebook.com/vistolidoeouvido

Instagram.com/vistolidoeouvido

 

Foto: Estadão Conteúdo

 

         De quatro em quatro anos, os brasileiros têm nas mãos a grande chance de mudar radicalmente os rumos do país, delegando a cidadãos, probos, a representação política e o governo da Nação. Estranhamente, a cada temporada dessa, os eleitores teimam em repetir erros grosseiros, votando em candidatos que, lá na frente, voltam a atentar contra a cidadania, mantendo e até piorando a situação de toda a população.

        Por certo, deve haver, nessa atitude masoquista coletiva, um componente psicológico ligado ao suicídio ou à própria autoflagelação. Desde o período da redemocratização, assistimos a uma sequência, até monótona, de governos e de congressistas que, volta e meia, deixam as páginas políticas e ingressam no noticiário policial, como protagonistas das mais escabrosas histórias de crimes, todas elas contra o cidadão e a cidadania

        Sabedores desse desleixo e volúpia dos eleitores, os partidos políticos, na figura de seus caciques, vão pondo em prática um conjunto de regulações que amarram as necessidades dos cidadãos às exigências estabelecidas pelas legendas, criando um labirinto que obriga o eleitor a votar em candidatos escolhidos a dedo pelas agremiações.

        É o novo curral, com o corredor estreito, levando o gado direto para o matadouro. O que resulta desse pouco caso dos eleitores, na hora cívica do voto, pode ser conferido em episódios dantescos como os ocorridos agora na antiga cidade imperial de Petrópolis, uma das joias do nosso passado. Podem ser conferidos também nas enchentes que devastaram o Sul da Bahia, pela falta no atendimento médico em hospitais e numa série, sem fim, dos outros flagelos, todos eles decorrentes de má gestão ou negligência por parte dos dirigentes deste país. Antes das enchentes, o que se viu foram incêndios monstruosos que destruíram, por completo, tanto o Museu Nacional do Rio de Janeiro como o Museu da Língua Portuguesa e outros símbolos do nosso patrimônio artístico e cultual.

        Fôssemos fazer aqui uma lista das catástrofes, ditas naturais, mas que decorrem da total falta de empenho e interesse por parte das autoridades brasileiras, necessitaríamos de uma centena de páginas, apenas para enumerar cada uma delas. Na verdade, o que os eleitores têm colhido das eleições é exatamente o que têm semeado com seus votos. O Pior é que, quando surgem candidatos tocando na ferida e alertando para a continuação dessa descida sem fim aos infernos, a mídia e o grosso da classe política tratam logo de desacreditá-lo, lançando-o na vala comum em que jazem outras possíveis alternativas para esse desatinado destino. Não é por outra razão que, volta e meia, ressurgem, das cinzas, candidatos com uma folha pretérita capaz de provocar ciumeiras nos maiores chefões do crime organizado, e que, sem cerimônia e apostando no desdém dos eleitores, lançam-se. Impávidos, em campanha, certos da vitória e, portanto, da impunidade.

Petrópolis não é nenhuma neófita em calamidade provocada pelas chuvas. Da última vez que esse fato ocorreu, com mortes e outras perdas, as autoridades locais cuidaram logo de desviar os recursos enviados para os flagelados. Nada foi feito! Agora a história se repete e, logo mais, cai no esquecimento, à espera de outras temporadas de chuva que, com certeza, virão.

        Em 2011, uma CPI sobre as catástrofes na região teve seu relatório final jogado para o fundo de uma gaveta qualquer. Enquanto o Brasil real procura seus mortos soterrados em avalanches ou busca vagas inexistentes em UTIs, na Câmara, seu presidente, ocupa-se em votar, com urgência, pautas como a liberação dos jogos de azar ou a isenção de IPTU para imóveis ocupados por igrejas, além de propostas que blindam, ainda mais, os parlamentares das importunações da Justiça.

        O mais deprimente é constatar que eles todos estão com a razão, pois receberam, legalmente, nas eleições, a procuração da sociedade para agirem como agem nesse e em outros mandatos que virão.

A frase que foi pronunciada:

A democracia não pode ter sucesso a menos que aqueles que expressam sua escolha estejam preparados para escolher sabiamente. A verdadeira salvaguarda da democracia, portanto, é a educação”.

Franklin D. Roosevelt

Franklin D. Roosevelt, em 1937. Foto: UPI / Bettmann Archive

 

Ilegal livre

Enquanto o DF Legal fiscaliza residências legalizadas, compradas com todos os impostos e taxas pagos, impondo curvatura de calçada a tantos graus para liberar habite-se, condomínios que tomaram conta do cerrado ilegalmente, na Estrada Parque Paranoá Norte, cercam a área com muros e trancam as entradas impedindo cidadãos de ir e vir.

Foto: dflegal.df.gov

Malemolência

Consumidores de Brasília cortam a indústria dos exames de uma forma simples. São atendidos por médicos de certa clínica e fazem exames de imagem em outros locais. Assim, a contagem de exames pedidos pelos médicos é creditada em outras instituições. Os pacientes portadores de excelentes planos de saúde temem com o excesso de indicações cirúrgicas, além do volume de exames pedidos. É preciso coragem para mexer nesse vespeiro.

Foto: reprodução da internet

História de Brasília

Novas passagens de nível das tesourinhas estão sendo revestidas. Já foram aprovados os esquemas de iluminação, que será dos mais perfeitos. (Publicada em 17.02.1962)

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin