VISTO, LIDO E OUVIDO, criada desde 1960 por Ari Cunha (In memoriam)
Hoje, com Circe Cunha e Mamfil – Manoel de Andrade
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Quem poderia imaginar que um dia fôssemos saltar do mundo da imaginação e da ficção científica, diretamente para a vida real. Como num mudar de página, estamos do outro lado do espelho. Das estórias que mostravam, na literatura e no cinema, um mundo distópico, frio e desumanizado pelo avanço de máquinas inteligentes, chegamos, num pulo, ao que está hoje bem diante de nossos olhos.
Somos agora os personagens ou então os milhões de figurantes passivos e empurrados para uma realidade e lugar hipotético ou, simplesmente, para o não-lugar. Essa sociedade imaginária, desenhada por mentes ao estilo globalista, ela é o que é: um conjunto de oito bilhões de almas submetidas aos projetos desses poderosos grupos familiares e empresariais que querem o mundo agora, na palma da mão.
Para chegar ao eldorado prometido, o primeiro passo é tornar a sociedade, uma massa homogênea e catatônica, entregue ou rendida ao Estado. É o nada fora do Estado. Tal empreendimento só vem a funcionar com o aumento substantivo do controle social, a começar pelo aumento da força opressora do próprio Estado. Primeiro ainda vem o caos, com o incentivo disfarçado para que o crime assombre a sociedade, levando-a a se aprisionar em casa. Nesse mundo em que parece se liquefazer, o certo muda de lado. Afinal, estamos do outro lado do espelho.
As fobias e o medo de tudo levam as pessoas a consumir em quantidades industriais, medicamentos para o controle de doenças nervosas, transtornos mentais, pílulas para tudo. Para que tudo possa funcionar de acordo, também as instituições do Estado vão se derretendo. Nesse ponto de nosso enredo real, os poderes da República se transformam em entidades burocráticas inacessíveis. Não há controvérsias entre o cidadão e o Estado. A qualquer hora, você pode ser preso. A comparação entre os cenários distópicos da ficção científica e o mundo atual sugere que vivemos um tempo em que o imaginário tornou-se real.
O “espelho” mencionado evoca referências como Alice no País das Maravilhas ou 1984, em que a realidade é distorcida e transformada por forças invisíveis ou incontroláveis — como hoje, com as inteligências artificiais, a vigilância digital e o avanço de tecnologias que escapam do controle comum. A imagem de sermos “figurantes passivos” reforça uma crítica à perda de protagonismo do indivíduo frente a estruturas globais (políticas, tecnológicas, corporativas). O “não-lugar” citado remete a uma sociedade em que as pessoas não têm identidade clara, nem pertencimento — conceito explorado por Marc Augé em sua teoria dos “não-lugares”, espaços anônimos da modernidade como aeroportos, shoppings ou ambientes digitais.
As “mentes ao estilo globalista” — grandes corporações, famílias e grupos de poder com projetos que moldam o mundo à sua imagem e sem diálogo com a pluralidade humana. A ideia de que “o mundo cabe na palma da mão” evoca tanto o domínio total das big techs, como a tentativa de padronização cultural, política e econômica. A frase final — “é o nada fora do Estado” — ecoa filosofias autoritárias, especialmente o pensamento hegeliano distorcido em regimes totalitários, como o fascismo (“Tudo no Estado, nada contra o Estado, nada fora do Estado”). Vemos a estatização da subjetividade humana, ou seja, a submissão total da vida individual ao controle estatal ou tecnocrático.
Aqui vai um alerta existencial e político: Qual o papel do ser humano em um mundo cada vez mais guiado por algoritmos e decisões centralizadas? Ainda existe espaço para liberdade, diversidade e ação individual? E se estamos mesmo diante de uma virada civilizacional, qual é a resistência possível?
O cenário de fundo desse não lugar apresenta prédios, muros e o que for possível, pichados e cheios de mensagens sinistras. As ruas são sujas, cheias de armadilhas, mal iluminadas e inseguras. Milhões de fios aéreos cortam essa paisagem apocalíptica, como uma série de rabiscos. À nossa volta, tudo o que representava o nosso mundo vai desaparecendo em meio a fumaça. O mundo distópico molda também pessoas distópicas, sem humanidade. Aliás, o humanismo foi deixado longe na estrada. Lembrando aqui que estamos falando de ficção. Ou não?
A frase que foi pronunciada:
“Ele acha que tem livre-arbítrio, mas na verdade está preso em um labirinto, em um sistema.”
Episódio ‘Bandersnatch’, do seriado Black Mirror
História de Brasília
As professôras perderam metade da razão ao deflagrarem greve. A solidariedade das professôras primárias poderia ser dada de outra forma, com braços cruzados durante uma hora, mas nunca com prejuízo total para os alunos. (Publicada em 02.05.1962)