Augusto-Frederico-Schmidt

O poeta que amou Brasília

Publicado em Crônica

Hoje é fácil amar Brasília. A cidade está pronta, bem cuidada – mesmo que viadutos despenquem na cabeça da gente, como aconteceu há quatro anos – e se transformou numa metrópole, com tudo de bom e de ruim que vem com o progresso. Esses dias estamos privados de nossos botecos, o que entristece bastante a cidade, mas a vida pulsa.

Nem sempre foi assim. Era impossível andar sem chegar em casa com o calcanhar cheio de poeira, não havia parques, as árvores eram poucas, tortas e miúdas, tudo era um imenso vazio forrado de terra vermelha. Compreende-se a revolta dos cariocas, que deixaram uma cidade pronta, praia, amigos, para se alojar no ermo.

O samba Não Vou Pra Brasília, de Billy Blanco, virou um hino desses revoltados. “Eu não sou índio nem nada/ Nem uso argola pendurada no nariz/ Não uso tanga de pena/ E minha pele é morena/ Do sol da praia”, cantava o grupo Os Cariocas. Curiosamente, Blanco era paraense, estado com muito mais índios do que no então árido Planalto Central.

Mas nem todos eram refratários à capital que surgiu no meio do nada. O sempre atento Danilo Gomes envia uma crônica de Anderson Olivieri sobre a relação passional do poeta botafoguense e empresário carioca – da gema – Augusto Frederico Schmidt com a cidade. É relato curto, mas preciso sobre a época em que era fácil odiar a cidade.

Schmidt, lembra Olivieri, chegava ao exagero de elogiar o clima da nova capital para não deixar dúvida sobre seu apoio à proeza do amigo presidente. E é sempre bom lembrar a mais famosa contribuição literária do poeta a Brasília, frase que Juscelino Kubitschek deixou marcada em pedra: “Deste Planalto Central, desta solidão que em breve se transformará em cérebro das altas decisões nacionais, lanço os olhos mais uma vez sobre o amanhã do meu país e antevejo esta alvorada com fé inquebrantável e uma confiança sem limites no seu grande destino”.

O poeta é uma personagem hoje pouco lembrada, e não apenas por suas relações políticas. Sua ação com palavras foi além da própria obra – que também merecia mais atenção –, lançando ou consolidando, como editor, talentos como Graciliano Ramos, Gilberto Freyre e Vinicius de Moraes.

Schmidt, amigo de Brasília desde os primeiros rabiscos nas pranchetas geniais, não figura entre as personalidades que ajudaram a criar a cidade. O poeta está esquecido, nada sugere algum reconhecimento por suas ações, a não ser uma meia dúzia de fotos no Memorial JK. Ninguém lembra sequer que foi ele, influente junto aos grandes empresários da época, que financiou a campanha presidencial de JK.

Era homem de muitas faces. Poeta soturno, empresário rico, político irônico (combateu João Goulart com palavras afiadas), morreu em 1965 desgostoso com o novo regime militar que ajudou a construir e que acabou cassando seu amigo JK. Não conseguiu realizar o sonho de construir uma casa num dos dois terrenos que comprou em Brasília – um no Park Way, outro no Lago Norte.

Para ler a crônica completa de Olivieri acesse: https://www.apalavrado.com.br/post/o-carioca-que-amou-brasilia

Publicado no Correio Braziliense em 7 de março de 2021