CBPFOT241020152174 Crédito: Paula Rafiza/Esp. CB/D.A Press. Brasil - Estátua que simboliza a justiça em frente à sede do Supremo Tribunal Federal - STF, na Praça dos Três Poderes

STF autoriza reajuste de 18% para servidores e magistrados

Publicado em autorização, Concursos, Concursos Públicos, Congresso Nacional, Salário servidor público, servidores públicos, STF

Até o momento, nove ministros se manifestaram favoráveis ao acato da medida

O Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou a proposta de orçamento da Corte para 2023 e as propostas com reajuste em 18% nos salários de servidores e magistrados. A informação foi divulgada através das redes sociais da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União (Fenajufe).

Até o momento da publicação, que ocorreu na última quarta (10/8), nove ministros se manifestaram favoráveis, na sessão administrativa virtual do órgão. Segundo a Fenajufe, as propostas agora serão encaminhadas ao Congresso Nacional.


Segundo o STF, se a medida for aprovada pelos parlamentares, será concedida a recomposição de 4,5% no valor do salário, em quatro parcelas sucessivas. A previsão é de que a primeira seja em abril de 2023, e a última seja em julho de 2024, divididas em:

● Abril de 2023: 5%
● Agosto de 2023: 4,25%
● Janeiro de 2024: 4,25%
● Julho de 2024: 4,5%

Na ocasião, foram votados os temas de proposta orçamentária do STF para 2023; submissão ao colegiado de proposta das associações representativas para recomposição remuneratória dos Magistrados; e submissão ao colegiado de proposta das associações representativas para recomposição salarial dos servidores.

“A decisão do STF é o resultado de intensa pressão dos trabalhadores e trabalhadoras do Poder Judiciário da União, que incluiu manifestações em frente ao Supremo, reuniões com a Direção da Corte, envio de e-mail aos Ministros e diversos atos de toda a categoria”, informou a Fenajufe através da publicação.

Apesar da boa notícia, a Federação ressalta que a solicitação inicial era um reajuste de 30,65%, e informa que “continuará lutando pelo aumento do percentual oferecido”.

Leia mais: Concurso Seagri DF: banca assina contrato e edital é iminente

Leia mais: Concurso SEAD-AP: professor dá dicas para ser aprovado em seleção com mais de 5.000 vagas

Leia mais: CLDF derruba veto a PL referente ao aproveitamento dos servidores da CEB Distribuição