Criatividade1

Dia da Criatividade: Estudar de formas diferentes (e divertidas) pode ajudar a melhorar o desempenho

Publicado em Concursos, Concursos Públicos, Dicas de estudo, estudos, processo seletivo, servidores públicos

Yasmin Rajab — Cada concurseiro possui uma maneira de estudar em que se sente mais produtivo. Os métodos tradicionais, como uso de livros, PDF, documentos e anotações, são os mais utilizados. Entretanto, existem outras formas de complementar os estudos e tornar a rotina menos cansativa.

No dia 17 de novembro, comemora-se o Dia da Criatividade no Brasil. A data também é celebrada no dia 21 de abril, como o Dia Mundial da Criatividade, dia reconhecido pela Organização das Nações Unidas em 2017. A comemoração se volta ao papel da criatividade no desenvolvimento humano.

Nos estudos, usar o lado criativo também pode ser um grande aliado. O professor do Gran Cursos Online, Fernando Mesquita, destaca que a criatividade pode ajudar a aprender melhor. “Se você não consegue aprender bem de uma determinada maneira e não conhece outras, a criatividade te ajuda a pensar em cenários, em possibilidades”.

Fernando explica que existem dois pontos importantes para se desenvolver a criatividade, que inclui a contemplação e o conhecimento. “Primeiro, é muito difícil criar o que quer que seja se a todo momento estamos estafados e correndo contra o tempo. Tirar algumas horas na semana para olhar a vida e encontrar soluções para as questões é mais do que importante, é necessário”, ressalta.

“(O) Segundo é conhecimento. Há quem defenda que criatividade é a capacidade de aplicar soluções a contextos diferentes. Mas, para você fazer a transposição de contexto, é necessário conhecimento de como os problemas foram resolvidos em outras situações”, continua.

Nesse sentido, uma boa maneira de alavancar os estudos é assistir a vídeos, documentários, livros, artigos, e outros materiais de motivação, que podem ajudar a conhecer situações diferentes e aplicar novos contextos.

“No fim das contas, criatividade é treino. Grandes artistas foram em geral muito dedicados aos seus trabalhos. Não há mágica. Como tudo na vida, excelência demanda esforço”, conta Fernando.

 

Maneiras diferentes de estudar

Existem outras formas de estudar de uma “maneira diferente” além de assistir vídeos e ler bons materiais de apoio. Uma boa forma de deixar a rotina mais divertida é ler os capítulos em voz alta.

Você já pensou em ler os capítulos fazendo imitações? Ler o conteúdo em voz alta, talvez declamando um poema ou fazendo um importante discurso político — ou talvez um artista que goste muito — pode render um bom momento na hora de estudar.

Outra alternativa é tornar os desenhos um ótimo aliado na preparação para concursos. Ao invés de apenas fazer anotações, tente desenhar o conteúdo, elaborar diagramas, mapas mentais, ou até fluxogramas.

Quem se lembra dos professores de matemática criando músicas para ajudar a fixar as fórmulas de cálculo? Pois é. O método pode ser um grande aliado em conteúdos que necessitam de alguma ordem de assimilação.

Ensinar alguém sobre o que você está aprendendo também é outra ótima maneira de estudar. É comprovado que quando ensinamos outra pessoa, conseguimos fixar melhor o conteúdo.

Por isso, tente expor o conteúdo no formato de uma pequena aula para um amigo, ou até mesmo algum familiar, seja por redes sociais, videoconferência ou Skype. Ensinar alguém é um ótimo jeito de aprender, e ambos saem ganhando.

Leia mais: Assembleia Legislativa do Maranhão confirma novo edital para janeiro de 2023

Receita Federal: Veja o histórico de editais anteriores e principais informações sobre o concurso

Ex sem-teto passa em concurso público em São Paulo