Freepik/Reprodução

Ex sem-teto passa em concurso público em São Paulo

Publicado em Concursos, Concursos Públicos, servidores públicos

Ranulfo Costa, de 60 anos, se tornou pessoa em situação de rua após o uso excessivo de álcool

Ranulfo Costa, de 60 anos, é protagonista de uma linda história de superação. Após passar anos como pessoa em situação de rua, o homem foi aprovado em 10º lugar no concurso público da Prefeitura de Taubaté, no interior de São Paulo.

Segundo informações do G1, Ranulfo contou que o motivo que o levou a se tornar morador de rua foi o consumo excessivo de álcool. “Tive depressão, tédio e momentos em que ninguém pensava em mim. Sofri com bebida demais e longe da família. Quase dei um salto mortal igual moleque (quando descobriu a aprovação). A assistente social me procurou para falar sobre isso e foi uma alegria imensa”, explicou.

Ranulfo participou de um grupo que ministrava aulas de reforço para moradores de rua. Desde 2017, ele foi acompanhado por profissionais do Centro Pop, Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) e pelo Abrigo Municipal.

Com aulas duas vezes por semana, o reforço tinha o objetivo de contribuir com a preparação de pessoas em situação de rua que quisessem realizar a prova. O grupo ainda fornecia kits de materiais escolares.

Após ser nomeado, Ranulfo planeja comprar uma casa e auxiliar seus filhos, que ainda são jovens. “Quero ajudá-los em tudo que der e depois terminar velhice em paz”, disse. Além dele, outros dois moradores em situação de rua foram aprovados, um deles para a vaga de gari e outro para a vaga de cuidador.

Leia mais: TRT-GO mantém estimativa de publicação de edital para este mês

Comandante-geral da PM-SC prevê novo concurso até início de 2023

Projeto de lei veda a contratação de professores temporários sem realização de processo seletivo