Segundo os candidatos, Paulo Dantas já havia sinalizado que os aprovados seriam chamados ainda em janeiro. Muitos deles alegam terem se mudado de estado e deixado seus empregos para aguardar a convocação
Paulo Dantas, governador de Alagoas, divulgou as novas datas da convocação das turmas do Curso de Formação de Praças (CFP) do concurso da Polícia Militar do estado. Entretanto, a notícia não agradou os candidatos, que esperavam que a convocação acontecesse ainda no mês de janeiro.
As novas datas indicam que os aprovados no concurso para soldado serão chamados em abril e dezembro deste ano, e para cadete em fevereiro e dezembro. Confira as turmas:
Soldado
Primeira turma (500 convocados) – abril de 2023
Segunda turma (500 convocados) – dezembro de 2023
Cadete
Primeira turma (30 convocados) – fevereiro de 2023
Segunda turma (30 convocados) – dezembro de 2023
De acordo com os relatos dos candidatos, o governador já havia sinalizado que o curso seria feito em etapa única. Muitos chegaram a se mudar de estado e deixaram seus empregos na esperança de serem chamados.
“Governador, sou de Pernambuco e larguei emprego, família e me mudei pra cá ONTEM confiando na sua palavra de convocação no dia 31.01. O senhor falou VÁRIAS vezes da nossa convocação: ‘nos meus primeiros atos’ disse o senhor. E agora vem com essa notícia??? São FAMÍLIAS ENVOLVIDAS! Pelo amor de Deus”, reclamou um candidato.
“Absurdo e falta de respeito com os aprovados! Muitas pessoas já estão desempregadas, pagando aluguel, se mudaram e agora esse balde de água fria? O que essas pessoas vão fazer agora? Eu já me mudei, cheia de dívidas, desempregada e agora vou ficar pra dezembro? Como vou sustentar esse aluguel? Difícil acreditar nisso!”, disse uma outra.
O concurso da PM/AL foi publicado em 2021 com a oferta de 1.060 vagas destinadas aos cargos de soldado e oficial. Após o CFP, as remunerações iniciais podem chegar a até R$ 8 mil.
Os candidatos foram avaliados por meio das seguintes etapas:
- Provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório;
- Prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório;
- Teste de aptidão física, de caráter eliminatório;
- Avaliação médica das condições de saúde física e mental, de caráter eliminatório;
- Avaliação psicológica, de caráter eliminatório;
- Comprovação documental e investigação social, de caráter eliminatório;
- Exame toxicológico, de caráter eliminatório.
Leia mais: “Fora da curva”: TAF da PMDF está bem mais rigoroso; confira dicas pontuais
Prefeitura de Santa Bárbara, em São Paulo, cancela concurso após plágio de questões
INSS: Anasps divulga calendário do curso de formação do concurso realizado em 2022