gabaritonovo cnj divulgacao Imagem: Arquivo/CNJ

Prefeitura de Santa Bárbara, em São Paulo, cancela concurso após plágio de questões

Publicado em Concursos, Concursos Públicos, Sem categoria

O ato de cancelamento foi publicado nesta quarta-feira (1/2) no Diário Oficial do Município. A restituição do valor pago na inscrição será efetuada em conta corrente do candidato

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, no interior de São Paulo, cancelou dois concursos públicos após a anulação das provas objetivas devido a uma acusação de que as questões teriam sido plagiadas da internet. O ato de cancelamento  foi publicado nesta quarta-feira (1/2) no Diário Oficial do Município.

Organizados pelo Instituto Universal de Desenvolvimento Social (Iuds), os certames ofertam nove vagas além de cadastro reserva para cargos de nível fundamental incompleto e médio. Eles são regidos pelos editais 1 e 2/2022. Os dois concursos eram para os seguintes cargos:

  • Ajudante de serviços gerais
  • Motorista
  • Oficial de manutenção (eletricista)
  • Oficial de manutenção (pedreiro)
  • Operador de máquinas
  • Agente de administração
  • Comprador
  • Fiscal de posturas municipais
  • Fiscal de transportes

A prefeitura informou que restituirá os valores pagos pelas inscrições. Para obtê-las, o candidato deverá acessar o site oficial da prefeitura, clicar na aba “concursos”, em seguida “reembolso” e seguir as orientações da página. O reembolso começa nesta quarta-feira (1º/2) e será efetuada em conta corrente na titularidade do candidato.

“O candidato que não possuir conta corrente própria deverá protocolizar o requerimento de restituição no Setor de Protocolo, sito a Av. Monte Castelo, 1000, Térreo – Jd. Primavera
– Santa Bárbara d’Oeste – SP, de segunda-feira a sexta-feira das 9 às 16 horas, neste procedimento presencial o candidato será restituído via cheque.”, garante a prefeitura.

Comissão cita cópias da internet

A  medida foi mediante a decisão da Comissão Municipal de Concursos Públicos Permanente que constatou que a maioria das questões eram plagiadas da internet. À época, foram instaurados procedimentos para apuração do caso.

O Instituto Universal de Desenvolvimento Social em nota alegou que as provas foram realizadas em perfeito atendimento ao edital e contrato firmado com a prefeitura. “O ineditismo das questões foi suscitado pela prefeitura após a realização dos certames, sem previsão editalícias ou contratual”, afirmou a banca organizadora.

*Estagiária sob supervisão de Thays Martins